segunda-feira, 10 de maio de 2010

TRÁFEGO EM PORTO ALEGRE

Prezado Vereado Adeli Sell,

Solicito a sua intervenção para um problema grave que assola a população de Porto Alegre. A falta de Engenharia de tráfego em Porto Alegre! Congestionamentos em função de acidentes são casos fortuítos e dificeis de prever. Entende-se. No entanto, eventos programados e com grande participação de veículos, sem um planejamento mínimo é impossível de entender. Tivemos um bom exemplo no jogo do Inter da semana passada. Minha esposa e minha filha de 2 anos ficaram presas no trânsito por 2 horas! E não havia nenhuma indicação de desvio, nenhum acesso especial para o pessoal que ia para o jogo.Nada!!

O estresse provocado pelo trânsito traz prejuízo para a saúde da população. Gera conflitos no trânsito . O mau humor provocado gera conflitos nos lares. Aqueles que chegam exaustos em sua casa após passar horas dentro de ônibus lotados, ou presos em carros em congestionamentos quilométricos, não têm condições de atender as necessidades de afeto de suas familias. Ao retornar para casa, passando pelo estresse do trânsito, o trabalhador não consegue descansar de forma apropriada, trazendo prejuízo no rendimento no trabalho no outro dia.

Veja, este circulo vicioso prejudica toda a sociedade. O estado gasta mais com saúde e segurança, o trabalhador sofre e o empregador tem redução na produção de sua empresa.

Tudo isto pela falta de planejamento do nosso trânsito. Não é fácil resolver. Mas é preciso tentar. Uma boa coisa é colocar a EPTC para apresentar seu planejamento de contigências. O que é feito se ocorre um acidente na no entorno da rodoviária? O que é feito em dia de jogo no Beira-Rio? E no Olimpico? O que pode ser feito para reduzir o congestionamento de quinta-feira na BR 116 provocado pela saída do pessoal da CEASA?

Confio no seu embate.

Um abraço

Jairo

Um comentário:

marco disse...

Acidentes são difíceis de prever mas fáceis de evitar. O problema é que a prefeitura e EPTC fazem tudo errado, na contramão do bom-senso. E as pessoas geralmente acham que as escolhas delas não importam.
Listo a seguir minha soluções de medidas a serem ser tomadas pra reduzir o número de acidentes e melhorar o trânsito em geral para todos.


Sugestões para o cidadão
-Evitar usar carro próprio ou taxi.
-Andar a pé ou de bicicleta quando puder.
-Exigir os seus direitos no transito. Pedestre tem prioridade nas faixas sempre, a não ser que tenha semáforo na faixa (nesse caso a faixa não tem razão de existir).
-Utilizar o transporte público e exigir o seu desenvolvimento.
-Morar perto do trabalho para evitar o estresse de um longo trajeto.
-Comprar no comércio local e comprar produtos locais (para evitar também o transporte desnecessário de produtos)
-Para os empregadores, empregar funcionários locais, que morem perto.


Soluções para a prefeitura e EPTC:
-Investimento no transporte público e priorizar a circulação de pedestres
-Incentivar as pessoas a andarem a pé ou de bicicleta
-Não enbretar (gradis) e transformar o pedestre em pedinte (novo sinal) mas educar tanto o motorista quanto o pedestre de seus deveres e direitos.
-Priorizar a contrução de infraestrutura para ciclistas. Principalmente para os que usam a bicicleta para ir ao trabalho todos os dias (são muitos e serão mais ainda).
-Multar os motoristas que desrespeitam os outros (na faixa, buzinando, excesso de velocidade, etc).
-Incentivar o desenvolvimento e comércio local nos bairros. Evitar grandes obras e grandes atrações que a longo prazo só complicam a cidade. Incentivar a diversificação cultural com pequenos eventos.
-Ler Jane Jacobs.
-Pesquisar o que está acontecendo com cidades como Copenhagen, Londres, Portland, Bogotá, Paris, Berlin. Escolher melhor os exemplos a seguir. No momento parece que o nosso objetivo é virar São Paulo e fazer o trânsito parar.

Foi o que consegui pensar agora. Acho que é um bom começo. :)