segunda-feira, 31 de maio de 2010

TRÂNSITO E TRANSPORTE EM POA


Boa noite, Adeli Sell.

Meu nome é Marco Antônio, tenho 26 anos, moro no Bairro Jardim Carvalho há oito anos e estou preocupado com o trânsito de nossa Capital.

Tenho percebido o aumento na quantidade de veículos que transitam pelas ruas. Isso tem ocasionado a diminuição da velocidade de deslocamento nos horários mais conturbados. Esses horários, obviamente, são no início da manhã e final da tarde, horário em que as pessoas se deslocam para/de seus locais de trabalho.

É lamentável que nossa Capital, que já foi reconhecida por ter elevado nível de qualidade de vida, e ainda, com elevado nível de IDH, não consiga contornar o aumento do volume de tráfego de veículos. Além da constante busca pela qualidade do ar e do cuidado com o meio ambiente por parte da maioria dos países, muitas são as justificativas para uma solução desse nosso problema local.

O que vou propor mais adiante não é porque todos os dias pela manhã vou para o trabalho utilizando transporte público (isso já faz oito anos, o que me ajuda a perceber a piora nos últimos anos). A questão é de utilidade pública, tendo em vista que não só trabalhadores se deslocam pelas vias públicas, mas também existem casos de emergência em que viaturas da polícia, ambulâncias e também os bombeiros precisam de deslocamento rápido.

Bom, vamos direto ao ponto: A minha proposta consiste basicamente em elaborarmos uma Lei que proiba o tráfego de automóveis com menos de duas pessoas, incluído o motorista, pelas vias da Capital nos horários de aumento do movimento. Os horários seriam: - Pela manhã: Das 07:00h às 08:30h; - Pela tarde: Das 17:30h às 19:00h. É claro que os horários poderão ser melhor estudados, mas acredito que esses são os piores horários para trafegar em Porto Alegre nos dias úteis.

Pontos positivos da nova Lei: 1 - Incentivará a carona (vizinhos e colegas de trabalho poderão ir/vir juntos); 2 - Diminuição de emissão de CO² na atmosfera e consequentemente a melhora na qualidade do ar e qualidade de vida dos portoalegrenses; 3 - Vias menos engarrafadas e consequente melhora no deslocamento de viaturas; 4 - Diminuição no tempo de deslocamento de casa para o trabalho e vice-versa, elevando a qualidade de vida dos trabalhadores (diminuição do stress); 5 - Geração de empregos no transporte público (incluindo as lotações e os taxis) e também na fiscalização (EPTC); 6 - Estímulo à implantação e uso constante das ciclovias como meio de transporte.

Esses foram alguns dos principais pontos positivos que essa simples Lei poderá proporcionar a nossa querida Porto Alegre. Lembrando que aqueles que não puderem ir para o trabalho com mais alguém no carro, poderá simplesmente deslocar-se em horários em que a Lei não determine, diminuindo, dessa forma, o tráfego nos horários de pico. Vale lembrar que à pouco tempo foram proíbidas as carroças no trânsito com o intuito de melhorar a segurança e a qualidade do trânsito. Então essa Lei segue a mesma tendência.

Peço que dê a devida atenção a esse pré-projeto, pois tenho certeza de que muitos são os que pensam o mesmo, mas infelizmente poucos tem tempo, paciência e/ou acesso para entrar em contato com algum de vocês (vereadores) e propor alguma atitude construtiva como essa. Fico no aguardo.

Desde já, obrigado.

Marco Antônio

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