sexta-feira, 7 de maio de 2010

Adeli participa da Quinta Temática e debate Gestão Pública e Transparência do Estado

O Plenarinho da Assembléia estava lotado na noite desta última quinta-feira (06.05). Dezenas de representantes da segurança no Estado, além de militantes e simpatizantes do partido, compareceram ao evento para debater idéias que poderão ser integradas ao Programa de governo do pré-candidato ao governo do RS, Tarso Genro.

Além do ex-ministro, estiveram presentes os presidentes do PT/RS e PT/POA, deputado Raul Pont e vereador Adeli Sell, respectivamente, Marcelo Danéris, do programa de governo, e a vereadora Sofia Cavedon.

Na oportunidade, foi lançado o site www.ideiasparaorscrescer.com.br . O endereço eletrônico se propõe a ser um instrumento de diálogo com a população gaúcha para receber contribuições para o Programa de Retomada do Desenvolvimento Econômico e Social para o RS.

O presidente municipal do PT fez um agradecimentos a todos que compareceram ao evento e chamou os militantes para uma maior participação.

Veja aqui algumas contribuições sugeridas ao Programa de Governo de Tarso Genro pelos presentes:

Na avaliação do Sargento da brigada Adelmar Vieira da Silva, as Instituições do Estado estão muito fragilizadas. "É necessário fortalecer as instituições, os órgãos de segurança do Estado. Só assim conseguiremos combater a corrupção interna e externa. Se for preciso cortar da própria carne para acabar com a corrupção, que assim se faça", disse ele.

Outra contribuição bastante aplaudida foi a da Major da brigada Carmen Andreola. De acordo com ela, faz-se necessária a criação de um banco de dados unificados (para a Polícia Civil e a Brigada Militar) com alimentação contínua e acesso liberado às duas corporações. Carmen solicitou, também, "a implantação de uma Secretaria de Segurança Pública que faça a integração entre os órgãos policiais", bem como "áreas de jurisdição policial unificadas, ou seja, com mesma responsabilidade territorial para a Polícia Civil e Brigada Militar".

Já o Major Fábio Duarte Fernandes, coodenador da Setorial/Núcleo de Segurança, questionou o fortalecimento da ouvidoria estadual através da corregedoria autônoma na área da segurança. No que se refere ao combate à corrupção, opinou que deve haver o controle social de todos os atos do poder público, de modo transparente, com acompanhamento sistêmico e centralizado".

Angela Freitas, Psicóloga e Sociologa, ressaltou a importância de "trabalhar a questão dos valores dos servidores, criando assim um programa de saúde mental associado a um programa de valorização salarial". Segundo ela, a atividade que o servidor realiza gera muito sofrimento. Não havendo um amparo, ele terá mais facilidade de se desisntegrar profissionalmente e prejudicar o atendimento à população", finalizou.

Por Tatiana Feldens - Asscom PT-POA

Nenhum comentário: