sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Valter Morigi fala dos dilemas da Previdência no Estado


O Centro de Eventos Iole Kunze ficou lotado nesta sexta-feira (04.11) durante mais uma edição do Almoço Temático. A atividade é promovida quinzenalmente pelo PT de Porto Alegre na sede municipal. O presidente do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPE), Valter Morigi, foi o palestrante do dia e falou sobre os problemas que a previdência poderá enfrentar num futuro próximo.

O dirigente explicou que no Estado existem distorções severas. Um dos exemplos é o fato de que 17% dos servidores estaduais recebem acima do teto geral, que é de R$ 3,868, enquanto 83% recebem valor inferior. Porém, os 83% recebem no total um valor menor que a metade dos outros 17%.

Morigi cobrou mudanças no sistema
previdenciário gaúcho
Diante dessa situação, ele ressaltou que é fundamental mudanças. As medidas têm basicamente três finalidades: sustentabilidade do regime previdenciário; manutenção da previdência pública (garantindo os direitos dos atuais servidores); e a solidariedade quando todos os trabalhadores contribuem para o sistema.

Outro ponto abordado por ele diz respeito às projeções referentes a 2050. “Estima-se que até lá a população viverá em torno de 100 anos. Ou seja, as pessoas estão vivendo com mais saúde e participando da vida pública. Isso é ótimo, mas para a previdência, que não planejou isso, é algo preocupante", disse ele.

O presidente do PT Municipal, vereador Adeli Sell, intermediou o debate. Seu vice, Rodrigo Oliveira também acompanhou os debates.

Por Tatiana Feldens, Asscom PT-POA

Nenhum comentário: