quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Livro SOS Monumento alerta para a importância da memória de uma cidade e de seu visual

Alice Prati, autora do livro, esteve ontem no gabinete
conversando com o vereador Adeli Sell

De autoria de Alice Prati, a obra é o resultado de cinco anos de pesquisa sobre degradações e degradores do patrimônio público histórico e funcional da cidade de Porto Alegre. O texto aponta causas e soluções para um problema que consome mais de sete milhões de reais por ano em nossa cidade: o vandalismo com ênfase à pichação.

Conta ainda com artigo de Martha Medeiros, do prefeito José Fortunati, Dr. Goulart Diretor do Departamento de Habitação (DEMAH), além de apontar uma solução para a polêmica do cercamento do Parque Farroupilha.

Restauradora de monumentos históricos, Alice fez uma pesquisa durante cinco anos sobre o porquê de pichações nos principais monumentos no Estado do Rio Grande do Sul. A obra é o resultado da sua pesquisa, onde mostra as determinantes causas da destruição dos monumentos, suas consequências e possíveis soluções. A autora alerta sobre a importância da memória de uma cidade e de seu visual que, muitas vezes, corresponde ao cartão-postal de visita para o turista.

Na pesquisa, Alice referencia os padrões internacionais para a conservação e a restauração de acervos históricos, além de novos materiais e formas para o restauro. Pelo projeto SOS Monumento, nome dado a este livro, a autora recebeu a Medalha da Cidade de Porto Alegre.

Assessoria do Vereador

Nenhum comentário: