segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Adeli Sell busca apoio do DECA no combate à venda de bebidas alcoólicas para menores de idade

O vereador Adeli Sell procurou nesta segunda-feira (28.11) o Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (DECA) para tratar de um tema caro à sociedade moderna: o consumo desenfreado de álcool por crianças e adolescentes. Acompanhado da presidente da Abrasel RS, Fernanda Etchepare, o parlamentar foi recebido pelos delegados Christian Nedel e Adalberto Mattos Lima.

Na oportunidade, Adeli expôs sua preocupação com o tema e solicitou ajuda. Fernanda somou-se ao apelo do vereador e disse que os donos de bares querem trabalhar em sintonia com a delegacia para coibir a venda e o consumo de bebidas alcoólicas ao público infanto-juvenil. “Queremos encontrar uma solução, por que o problema não desaparecerá”, disse ela.

Os delegados prometeram total apoio do DECA no combate à venda e ao consumo. Segundo Nedel, a responsabilidade é da sociedade e não do empresariado. “Falamos aqui de um problema cultural”, disse ele, argumentando que o fato de a própria família liberar o consumo dentro de casa atrelado à ausência de fiscalização do mercado ambulante faz com o que o problema se agrave na cidade.  Indicou, também, a utilização do disque-denuncia através do telefone 0800 6426400 e sugeriu, inclusive, a criação de um número específico para a venda de bebidas alcoólicas.

Com o objetivo de trabalhar coletivamente, o vereador fará dois movimentos a partir de agora: buscará apoio da Secretaria Municipal de Produção, Indústria e Comércio no sentido de aumentar a fiscalização da venda de bebidas nas ruas de Porto Alegre e fará reuniões com Conselheiros Tutelares. “Temos que unir forças entre legislativo, judiciário, executivo, sociedade e empresários. Só assim conseguiremos resolver este problema”, sustentou Adeli.

Por Tatiana Feldens (reg. Prof. 13 654)
Gab. Ver. Adeli Sell 

Nenhum comentário: