domingo, 25 de julho de 2010

Tarso é um dos políticos mais bem preparados da AL, avalia Boaventura

Foto: Caco Argemi - Tarso e Boaventura em jantar no Palácio do Comércio


O salão principal do Palácio do Comércio estava lotado na noite do último sábado (24.07). A vinda de militantes, lideranças e personalidades políticas se deu pela presença do sociológo português Boaventura de Souza Santos, que ministrou uma palestra durante um jantar de apoio à candidatura da Unidade Popular pelo Rio Grande. Amigos há mais de duas décadas, Tarso Genro e Boaventura teceram elogios um ao outro.

"Eu e o Boaventura formamos um imtercâmbio em que eu aprendi muito. Tenho certeza que o Boaventura é um dos maiores intelectuais da Europa e uma grande referência para nós. O teu trabalho transcende a academia", destacou Tarso ao dar as boas-vindas ao convidado. "Tenho uma dívida de gratidão política com Tarso. E na política também há valores e amizades. Hoje estou aqui para saudar o próximo governador do Rio Grande do Sul", retribuiu Boaventura.

De acordo com o sociológo, o RS tem todas as condições para voltar a ser o que foi na década de 90: um símbolo da inovação política e da luta contra o neoliberalismo. "Vejo aqui todas as pessoas que contribuíram para que este Estado fosse um símbolo da democracia e da liberdade política", disse Boaventura referindo-se aos ex-prefeitos de Porto Alegre Tarso Genro e Raul Pont e ao ex-governador do RS, Olívio Dutra.

Momento de tormenta
Na avaliação de Boaventura, esta é uma década de tormentas. Para ele, tanto podemos caminhar no aprofundamento democrático como podemos regredir na nossa caminhada. "O Rio Grande do Sul, para o nosso desgosto, é o Estado que mais descriminaliza os movimentos sociais. Este é o RS contra o qual lutaremos", disse ele, acrescentando ser possível combinar a democracia representativa com democracia participativa. E o pensador vai além ao lembrar que na Bolívia já há uma terceira democracia: a comunitária.

Para ele, o "Estado deve ser mais inclusivo. Quanto mais poder os líderes políticos compartilharem com os seus cidadãos, mais poder terão. Tarso é um dos políticos mais bem preparados da América Latina. Não conheço nenhum outro que seja capaz e tenha o conhecimento para colocar o RS num contexto nacional e internacional", afirmou.

Sobre o sociólogo
Nascido em Coimbra, Portugal, Boaventura de Sousa Santos é doutor em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale, professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Distinguished Legal Scholar da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison (Estados Unidos) e Global Legal Scholar da Universidade de Warwick (Reino Unido). É também diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, diretor do Centro de Documentação 25 de Abril da mesma Universidade e coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa.

No Brasil, é reconhecido também pelas participações no Fórum Social Mundial em Porto Alegre. Em 2009, recebeu de Lula a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cultural, mais alta comenda do governo brasileiro por contribuições à cultura.

Por Tatiana Feldens - Asscom PT-POA

Nenhum comentário: