segunda-feira, 5 de julho de 2010

Competição Internacional de Arquitetura para o Cais do Porto

Prezado Sr. Adeli,

Creio que os artigos abaixo, sobre a importancia de um design de renome internacional para o cais do Porto, sejam do seu interesse.
Esta mensagem tambem esta' sendo enviada a outros vereadores. Espero o melhor para a Porto Alegre.
Respeitosamente,
Adriana.
Adriana Schonhofen Garcia M.Arch & M.S. Eng.
agarc026@fiu.edu
http://schonhofen.blogspot.com/
Miami,FL USA
_______________________________________

July 5th, 2010

Design do Cais do Porto – Uma Oportunidade Única

"As pessoas se queixam que Porto Alegre oferece limitadas opções de progresso professional, que os salários são baixos, que os filhos mudam para São Paulo ou para o exterior em busca de melhores oportunidades. Porto Alegre não existe no mapa global. As cidades mais importantes do planeta estão conscientes que hoje competem pela atenção e os limitados recursos mundiais. Políticos do mundo todo sabem do poder ecônomico e social que a arquitetura e paisagismo de prestígio têm.

Alguém consegue imaginar Sidney, na Australia, sem o Opera House? Porto Alegre precisa de icon, o Laçador não é suficiente. Porto Alegre precisa do “Efeito Bilbao” como o causado pelo museu do Guggenheim desenhado por Frank Gehry. Atualmente, a construção de torres de escritórios e shopping centers na beira de rios de centros urbanos não é recomendada por experts no assunto. Um complexo menor, mais barato, green e de acesso público será muito mais benéfico economicamente, socialmente e ecologicamente para a cidade.

Haverá muita resistência por parte dos atuais selecionados para o projeto. E muito provavelmente nem toda a empresa de engenharia e construção nacional estará capacitada a desenvolver um projeto sofisticado de um Star Architect. Mas o esforço vale a pena. Segundo a forbes.com, o Guggenhein Bilbao, em plena crise turística mundial de 2002, atraiu para cidade 147 milhões de dólares. Com esse valor dá para construir um novo Cais do Porto a cada dois anos.

Tenhamos a humildade de reconhecer que nossa arquitetura regional não foi capaz, até o presente momento, de gerar um arquiteto mundialmente reconhecido. O desenvolvimento da cidade ao longo prazo deve ser colocado acima de quaisquer outros interesses.

Estamos na reta final e não podemos deixar passar essa oportunidade. Na verdade, a população têm hoje um poder de barganha muito maior do que antes. Os olhos do mundo se voltam para o Brasil pelos próximos seis anos. A cidade tem que estar pronta. O momento é propício que se exija o melhor do mundo do design para a capital gaúcha. Uma concorrência de arquitetura internacional pode ser feita em alguns meses, há organizações experientes nesse tipo de evento. A proposta final arquitetônica e dos projetos técnicos hoje é bastante acelerada com o uso de sistemas de design integrado como Catia, que reduzem tempos de produção do projeto assim como a construção e, consequentemente, custos. O estádio olímpico Beijing National Stadium (Bird’s Nest) dos arquitetos Herzog & de Meuron foi desenvolvido desta maneira.

Relembrando Mario Quintana, a copa passará, os jogos olímpicos passarão e Porto Alegre passarinho. A cidade voltará à obscuridade, sem nenhuma razão mundial para ser visitada. Literalmente, ela terá perdido o bonde, sem saber quando ele voltará."

____________

June 29th, 2010

Cais do Porto:

Sou de Porto Alegre e moro em Miami há oito anos. Tenho mestrado em arquitetura pela Florida International University. Julgando apenas pelas imagens de ZH online, Porto Alegre está perdendo uma oportunidade única na sua história. A proposta de design do Cais do Porto deve ser feita através de concorrência internacional aberta a arquitetos no mundo inteiro, e não por profissionais desatualizados e anônimos. É isso que Miami faz, não perderiam uma oportunidade com essa!

Um grande nome da arquitetura internacional torna uma cidade mundialmente conhecida da noite para o dia. Antes mesmo de ser escolhido o projeto, só o processo de submissão de design já tiraria Porto Alegre do mapa.A arquitetura de excelência tem o poder de revitalizar economicamente uma região. Veja o caso de Bilbao e o museu do Guggenheim desenhado por Frank Gehry.

O projeto proposto é fraquissimo, tímido, conservador e o paisagismo é primario. As torres são cópias maquiadas do prédio do centro administrativo (CAERGS). Simplesmente um desastre em termos de arquitetura de ponta.

Uma concorrência de proposta de design pode ser feita em menos de dois meses, e POA teria o mundo inteiro de olhos no Guaiba. Centenas de propostas, as mais criativas estariam disponíveis. Envio abaixo dois links onde maiores informações podem ser obtidas em como organizer um evento desta natureza. Ainda há tempo de se corrigir o erro.

O governo do Estado e o governo municipal precisam receber informação imparcial que o projeto proposto está muito abaixo do nivel da arquitetura atualmente proposta no resto do mundo.

Nenhum comentário: