terça-feira, 27 de julho de 2010

Ações articuladas para evitar assaltos nos ônibus


A comunidade da Vila Pinto tomou a iniciativa de convocar uma reunião para discutir a onda crescente de assaltos nos ônibus e buscar ações efetivas em prol da segurança dos moradores e dos usuários de transporte público na região. Foram chamados a participar o Consórcio Unibus (que congrega seis empresas de ônibus urbanos), Carris, Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários, Brigada Militar, gabinete do vereador Adeli Sell - representando a Câmara Municipal - e gabinete do deputado Adão Villaverde, representando a Assembleia Legislativa. A reunião aconteceu no Centro de Educação Ambiental da Vila Pinto – CEA.

Na ocasião, foi relatado que de 16 de março até agora, só nos ônibus da Carris, houve 55 assaltos. A situação chegou a tal ponto que no domingo, dia 23, aconteceram quatro assaltos em uma mesma linha, todos na região do 20° BPM. Marli Medeiros, responsável pelo CEA, relata que os moradores da Vila Pinto sentem-se acuados com a situação, já que grande parte das vítimas de assaltos, inclusive motoristas e cobradores, vivem na região.

“Antes os ladrões levavam o conteúdo do caixa do cobrador, mas agora com o TRI e os cofres, é feito um arrastão, deixando os usuários reféns e ameaçados por armas ao longo de várias paradas”, diz Marli. Isso repercute na vida da comunidade, pois muitos trabalhadores, traumatizados, têm medo de utilizar os ônibus; motoristas e cobradores precisam de atendimento psicológico por trabalhar sob a tensão de um novo assalto e as empresas tendem a retirar horários para diminuir seus prejuízos, penalizando ainda mais os usuários. Já está se tornando prática que os ônibus que circulam durante a noite evitam parar onde temem que possam embarcar assaltantes, privando trabalhadores do serviço. Para piorar a situação, tem havido ameaça de incendiar os veículos caso haja alguma reação por parte da comunidade. Por outro lado, os próprios assaltantes vivem na região, a grande maioria muito jovem e dependente de crack.

Dando prosseguimento à busca de soluções, foi realizada reunião, dia 15 deste mês, na Comissão de Serviços Públicos da Audiência Pública na Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Adão Villaverde. Na ocasião, ficou acertado que os órgãos de segurança pública deverão redobrar a atenção em relação aos assaltos crescentes nos ônibus da região metropolitana. Também as empresas de transporte coletivo devem dotar os ônibus de câmaras de vídeo para auxiliar a Polícia Civil e a Brigada na identificação de assaltantes. Por sua parte, a comunidade deve participar do esforço conjunto de combate aos assaltos mobilizando-se para integrar espaços e canais de comunicação com as empresas, a BM e a PC.

À reunião, estiveram presentes lideranças comunitárias, como Marli Medeiros, do CEA, e a professora Dileta Simonetti, do Fórum de Justiça e Segurança da Região Nordeste; o Cel. Antero Batista de Campos Homem, do Comando de Policiamento da Capital; o Cel. Carlos Roberto Bondan, do Comando de Policiamento Metropolitano; o diretor do Departamento de Gestão Operacional e Estratégica da Secretaria de Segurança Pública, Cel. Marco Antônio Moura dos Santos, o delegado do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC Juliano Machado, o assessor comunitário do Conorte, Fagno Costa, o coordenador operacional da Unibus, André Porto e o representante da Carris, Avelino Cavalheiro.

Lucia Jahn - MTb 16502
Gab. Ver. Adeli Sell


Nenhum comentário: