segunda-feira, 12 de julho de 2010

Homenagem a Daniel Herz



        O vereador Adeli Sell (PT/Porto Alegre) propôs homenagear o jornalista e escritor Daniel Herz dando seu nome a uma praça, ainda não cadastrada, localizada no Bairro Rubem Berta. A escolha do homenageado partiu da iniciativa de amigos e jornalistas, companheiros em sua trajetória pela democratização dos meios de comunicação, que, inclusive, estão passando abaixo-assinado em apoio ao projeto de lei.


Daniel Koslowsky Herz nasceu em Porto Alegre/RS, em 29 de dezembro de 1954. Professor, sindicalista, escritor, estrategista político, pesquisador e empresário, mas, acima de tudo, Daniel Herz foi um jornalista engajado na luta incansável pela democratização da comunicação.

Desbravador das discussões sobre a democratização da comunicação, nos anos 1970, quando das discussões preliminares sobre a entrada da TV a cabo no Brasil, Daniel ampliou e qualificou o debate mostrando que a comunicação ia além da técnica ou do domínio de uma ferramenta, e era também política. A Lei do Cabo foi uma das suas principais realizações, pois disciplinou os serviços de TV por assinatura a cabo, criando os canais comunitários, universitários, públicos e legislativos e adotou os conceitos de universalização dos serviços, compartilhamento de infraestrutura e controle público.

Durante a Assembléia Nacional Constituinte, a ação da Federação Nacional dos Jornalistas -Fenaj e de outras entidades reunidas na Frente Nacional por Políticas Democráticas de Comunicação conseguiu arregimentar em torno de um bloco de propostas avançadas uma pauta democrática para a discussão da comunicação social do ponto-de-vista constitucional. Não por acaso, o amadurecimento das ideias ali negociadas foram para um documento histórico, “Propostas dos Jornalistas à Sociedade Civil”, aprovado no Congresso dos Jornalistas em maio de 1991. Boa parte da perspectiva contida neste documento serviu de alavanca para a estruturação do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), que surgiu no mesmo ano.

Em 1992, aos 37 anos, Daniel Herz foi eleito diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Rio Grande do Sul e foi um dos fundadores do FNDC. No mesmo ano, passou a atuar como diretor de Relações Institucionais da Federação Nacional dos Jornalistas, cargo que ocupou até 1994. Daniel foi responsável por uma importante mudança no enfoque sobre o papel da comunicação na sociedade brasileira. Daniel Herz faleceu em 30 de maio de 2006, devido a complicações do mieloma múltiplo.

A praça que ganhará o nome de Daniel Herz está localizada na rua Paulo Renato Ketzer de Souza com rua José Miguel da Conceição, bairro Rubem Berta, Zona Norte da cidade. O local é referência importante para a comunidade, sendo utilizada para esportes e lazer, com equipamentos infantis e quadra poliesportiva já instalados.

Lucia Jahn – MTb nº 16502
Gab. Vereador Adeli Sell
Tel. 3220.4254 / 3220.5255
adelisell@camarapoa.rs.gov.br

foto: Daniel Herz no Congresso dos Jornalistas da FENAJ



Nenhum comentário: