quinta-feira, 15 de março de 2012

PT de Porto Alegre discute políticas de sustentabilidade

Na foto: Vicente Rauber, Carlos Todeschini e Adeli Sell
Nada melhor que discutir alternativas para uma cidade sustentável após o temporal de ontem (14/03), que parou Porto Alegre. Com o tema Energia e Sustentabilidade, o PT municipal promoveu a primeira edição do “Quartas Temáticas”. Participaram da atividade o engenheiro eletricista e especialista em planejamento energético, Vicente Rauber, e o engenheiro agrônomo e vereador Carlos Todeschini (PT). A discussão teve origem no pressuposto de que a sustentabilidade sugere a compatibilização entre os recursos naturais, qualidade de vida e participação popular.

O engenheiro Vicente Rauber defendeu eixos fundamentais que tratam do planejamento urbano com a priorização do transporte coletivo integrado e de qualidade. Além de uma gestão do meio ambiente que promova a redução das emissões atmosféricas, o crescimento das áreas verdes e o incentivo à produção local de hortifrutigranjeiros. E por último, políticas eficientes de saneamento básico, para que sejam possíveis a transformação do lixo e a preservação e recuperação das águas naturais.

Já o vereador Carlos Todeschini (PT), enfatizou que para o desenvolvimento de Porto Alegre é necessário um Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental que antecipe os acontecimentos e permita o planejamento da cidade. “Além disso é importante cuidar da infraestrutura existente”, sugeriu. Na oportunidade, ele citou exemplos de cidades sustentáveis que utilizam o transporte articulado entre os mais diferentes modais e defendeu a utilização dos combustíveis naturais para evitar a emissão dos gases poluentes. “Somente no ano passado o Governo Federal gastou mais de R$450 milhões para tratar das doenças respiratórias”, informou o vereador.

Programa para Porto Alegre
A atividade de ontem foi a primeira de uma série de eventos que o Diretório Municipal do PT irá promover nos próximos meses. “Faremos reuniões de trabalhos com gestores públicos locais e nacionais, quadros técnicos especializados, dirigentes e militantes políticos e sociais para aprofundar um diagnóstico sobre a situação de cada setor da administração de Porto Alegre”, informou o presidente do PT-POA, vereador Adeli Sell, mediador do debate.

O objetivo do partido é discutir os avanços necessários para que a nossa cidade tenha um projeto à altura das novas possibilidades que a gestão da presidenta Dilma Rousseff e do governador Tarso Genro tornam possível.   

Por Tagli Padilha e Tatiana Feldens, Asscom PT-POA

Nenhum comentário: