quinta-feira, 1 de março de 2012

Duas rodas para a liberdade

Outra inspiração da minha viagem a Bogotá, 
  todas as vias da cidade: a pé, de bike ou de carro

Como diz uma antiga canção da Simone: é ela que te leva pelos parques a correr, deslizando em duas rodas deixa o mundo à mercê. Ela, a amiga bicicleta, que embala há anos os sonhos de milhares de crianças, está na pauta da cidade, mas os adultos andam tratando este tema sem o brilho no olhar de quando pequenos.

O sonho das ciclovias em Porto Alegre está enferrujado como muitas magrelas nas garagens, recuadas pelo monotema: automóveis.

Quando penso na temática bicicleta e ciclovias, fico tentado a derramar a cantilena de como somos atrasados em acreditar que o centro do transporte na cidade se chama carro. Que o lobby da indústria... que o status adquirido... que blá, blá, blá....

É que no fundo quero mesmo é falar de liberdade. E de escolhas. A cidade de todos deve permitir que você saia de casa a seu modo: a pé, de bicicleta, de skate, para tomar ônibus ou metrô, ou até mesmo para sair se carro.

A cidade que permite sonhar não tolhe o futuro da criança que voa as calçadas em duas rodas, e que descobre a sensação de liberdade no sobe e desce de lombas e calçadas, em suas bicicletas.

Pensem nisto.

Porto Alegre precisa ousar mais e garantir que o cidadão tenha o direito de escolher qual o transporte irá usar.

* Adeli Sell é vereador e presidente do PT/Porto Alegre

Nenhum comentário: