terça-feira, 20 de março de 2012

Artigo Adeli Sell - Preservar é viver três vezes

Em recente viagem a Cartagena das Índias e Bogotá, na Colômbia, me dei conta que preservar nosso patrimônio é viver três vezes: o passado, o presente e o futuro. Todos os gestores públicos tendo sob sua responsabilidade municípios pequenos ou grandes, abastados, pobres ou remediados, têm a mesma obrigação: resguardar o patrimônio histórico e cultural.

Bogotá tem o seu Centro Histórico bem preservado, assim como toda a cidade antiga de Cartagena das Índias, que está excelentemente bem preservada. E, diga-se de passagem, são ambas um encanto de se conhecer.

Nossas administrações, por outro lado, têm sido desleixadas com o nosso passado. Ouso afirmar que vivemos um momento de crise, com um prédio listado pelo Patrimônio caindo em pleno Centro Histórico; com ruas fechadas, gerando enormes prejuízos para moradores e comerciantes.

A situação de abandono do nosso mobiliário urbano se repete no IV Distrito, onde podemos ver desabar em breve a nau do Gondoleiros. Logo, não teremos futuro histórico, por que não preservamos nosso passado.

Porto Alegre não sabe separar o que é valor cultural, histórico e estético, de prédios velhos. Existe um brutal sectarismo e atraso, onde alguns poucos se arvoram de conhecedores da História, ditam normas, criam teses míopes, que são compradas por governantes, sem pensar.

Existe na Prefeitura um órgão chamado EPAHC – Equipe de Patrimônio Histórico Cultural – que na atualidade dita normas estapafúrdias, não admitindo questionamentos. Esta mesma equipe não propôs desapropriar, segundo o Estatuto da Cidade, o tal prédio que está caindo no Centro Histórico. Eles confundem tombar com cair.

A cidade tornou-se irresponsável com nossa história cultural. Nossas autoridades municipais deixaram de preservar, ao contrário do que fizeram as autoridades de Bogotá e Cartagena das Índias.

O que eu venho defendendo é que Porto Alegre vive um mundo dicotômico. Se um diz que é, o outro diz que não é, não importando se é real ou não, se é correto ou não. O mundo não é um GreNal. O mundo é rico, multifacetado.

Tem coisas que se não forem preservadas, serão capadas de nossa identidade. Por outro lado, se construções insignificantes forem erigidas como históricas podemos estar enganando nosso futuro.

Adeli Sell é vereador do PT-POA

2 comentários:

noticiario giro por cg-rn disse...

Faça uma matéria ai companheiro.
A juventude petista de Campo Grande tem dado inúmeras demonstrações de ousadia e organização, como a realização de atividades de formação política mensalmente e a realização de atos em defesa dos movimentos sociais e dos oprimidos.

A última novidade foi o lançamento do site da JPT, um instrumento que vai fortalecer a comunicação da juventude petista de Campo Grande com os jovens do município e do Médio Oeste. No site podemos encontrar notícias, fotos, conhecer a direção municipal da JPT, acessar o link da campanha nacional de filiação do partido, bem como dialogar com os jovens petistas de Campo Grande através da Central de Atendimento da JPT.

O blog/site foi construído por um jovem petista. Parabéns ao companheiro Railton Rocha e ao conjunto da juventude petista de Campo Grande. "Sonho que se sonha junto é realidade!".

Campo Grande é um dos municípios do estado onde teremos uma candidatura jovem do PT para disputar a Câmara Municipal. Além de jovem, mulher. A companheira Lilia Holanda será candidata a vereadora em 2012 e a direção estadual da JPT estará presente para construir sua candidatura e fortalecer a campanha. O apoio do vice-prefeito Caramuru Paiva (PT/RN) tem sido essencial para estimular a organização da juventude petista. Ousar lutar, ousar vencer!
www.jptcampograndern.blogspot.com

Anônimo disse...

Por que o senhor não respondeu no post do incidente na Câmara Municipal?
http://www.blogger.com/comment.g?blogID=6093006941258235538&postID=7335004523452245316&isPopup=true