segunda-feira, 12 de março de 2012

PT-POA - Presença feminina no cenário político ainda é desproporcional a sua contribuição social

O PT-POA homenageou as mulheres petistas e reforçou a necessidade de inserir o público feminino na política 
O Partido dos Trabalhadores de Porto Alegre realizou neste último sábado (10.03) mais uma reunião ampliada do Diretório Municipal. Na presença dos presidentes de zonais, setoriais e núcleos, vereadores e militância, o pré-candidato do PT ao Executivo Municipal, deputado Adão Villaverde, e seu coordenador-geral, Gerson Almeida, apresentaram aos presentes o planejamento petista para 2012. O ato aconteceu na sede municipal.

Logo após a reunião, foi realizado o Almoço Temático “O feminismo no PT”, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8 de março. As vereadoras Maria Celeste e Sofia Cavedon, a secretária de Mulheres do PT-POA, Evelise Sousa e as integrantes da Executiva Municipal Leila Mattos e Reginete Bispo versaram sobre o tema.

De acordo com as debatedoras, a presença feminina no cenário político ainda é desproporcional a sua contribuição nos processos econômico, político e cultural do país. Na eleição de 2010, por exemplo, foram eleitas apenas 8,8% de mulheres para as vagas da Câmara dos Deputados e 14,8% para o Senado Federal. Para os cargos executivos a realidade não é diferente. Nas eleições de 2010, 7,4% dos/as eleitos/as governadores/as eram mulheres, enquanto que na última eleição para os governos municipais, cujo pleito ocorreu em 2008, 9,1% eram mulheres.

Na avaliação da vereadora Maria Celeste, as mulheres enfrentam um desafio diário. “É por isso que as políticas estão aí para serem cumpridas. Precisamos de vocês (homens) na luta conosco, valorizando as mulheres”, ressaltou.

Apesar de a legislação eleitoral prever uma cota mínima de 30% de candidaturas de mulheres, os entraves à participação ampla são persistentes. “Precisamos fazer do discurso uma prática, porque ainda não nos vemos representadas”, acrescentou Maria Celeste, para quem os governos ainda sustentam o sutil discurso da transversalidade na tentativa de justificar a ausência das mulheres em cargos de destaque.

Aex-vereadora Margarete Moraes foi a primeira mulher a presidir a Câmara Municipal
e assumir interinamente a prefeitura de Porto Alegre


Por Tatiana Feldens, Asscom PT-POA

Nenhum comentário: