quinta-feira, 29 de março de 2012

CMPA: Fundação Piratini fala sobre comunicação pública

Foto: Mariana Fontoura, CMPA

Para marcar os 38 anos da Fundação Piratini e 28 da Rádio FM Cultura, o período destinado às Comunicações Temáticas desta quinta-feira (29/3), na Câmara Municipal de Porto Alegre, foi ocupado pelo diretor-presidente da fundação, Pedro Osório da Silveira. O tema abordado foi Comunicação Pública: Fortaleça essa Ideia. A atividade foi proposta pelo vereador Adeli Sell.

Pedro Osório disse que a principal função de um órgão que trabalha com comunicação pública é propiciar acesso à cultura, divulgando elementos que induzam à prática da cidadania na sociedade. “E isso fazemos através da nossa programação, gerando entrevistas e manifestações que constituam nexos e revelem com clareza o que esta acontecendo no cotidiano”, disse, enfatizando que a programação da Rádio FM Cultura e da TVE demonstram isso.

Pedro Osório comentou ainda o espaço destinado pela fundação à programação infantil. “Nós temos um programa que é referência pelos prêmios que recebeu e já tem mais de 20 anos que é o Pandorga”, citou. O presidente falou ainda sobre a  tradução dos programas em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), implantada recentemente na TVE. “Com essa iniciativa, estamos tratando de inclusão”, ressaltou, citando ainda que a implantação da Internet possibilitou à fundação atingir outro público.

Outro assunto abordado por Pedro Osório foram as dificuldades financeiras que a Fundação vem enfrentando. “Nos últimos anos, durante a transição tecnológica, não foram feitos investimentos”, lamentou Ele disse que os equipamentos não foram substituídos para enfrentar essa nova fase. “Precisamos literalmente de uma estação nova para podermos transmitir por sinal digital”, afirmou. Pedro Osório mencionou que o apoio do Conselho Deliberativo da fundação tem sido fundamental na tentativa de superar problemas.

Sobre o quadro de funcionários, Pedro Osório admitiu que é insuficiente. “Muito do que temos hoje devemos à dedicação dos poucos servidores que restam”, disse. Ele comunicou que o Estado está fazendo a reposição de 59 funcionários pelo período de dois anos. “Hoje operamos com 1/3 dos servidores, mas estamos organizando um concurso público para os próximos anos.”

Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Asscom CMPA

Nenhum comentário: