quinta-feira, 29 de março de 2012

Câmara concede homenagem ao Rabino Mendel Liberow

Na foto: Mendel Liberow, Adeli Sell e o secretário Valter Naguelstein   
Por proposição do vereador Adeli Sell, a Câmara Municipal de Porto Alegre irá conceder, no próximo dia 3 de abril, o Diploma Honra ao Mérito ao Rabino Mendel Liberow. A homenagem será realizada no Plenário Otávio Rocha, às 19 horas.

O Rabino Mendel Liberow e sua esposa Mirian (conhecida como Mimi) deixaram Nova Iorque há 30 anos para disseminar, em Porto Alegre, a palavra do movimento mundial Chabad-Lubavitch, cujo objetivo é a preservação do judaísmo tradicional.

“Estou seguro que a presença do movimento e do Rabino Mendel Liberow em Porto Alegre enriqueceu a vida judaica da nossa cidade, fortalecendo suas tradições e identidade. Ele nos cativou por sua alegria, serenidade, tolerância, trabalho solidário e sabedoria”, frisou Adeli Sell.

Chabad-Lubavitch
Enquanto a fé e a crença em Deus constituem o fundamento de nossa religião, Chabad-Lubavitch insiste no estudo intelectual e na compreensão de verdades religiosas por todos, cada qual segundo o seu nível intelectual, para criar uma aproximação ao serviço divino, tanto na mente quanto no coração.

Embora o Chassidismo Chabad-Lubavitch seja um sistema que atinge os mistérios mais profundos da criação, ele utiliza amplamente ilustrações e exemplos da experiência, a fim de que seja compreensível mesmo para aqueles que são menos dotados do poder de pensamento teórico abstrato.

Amor à causa judaica
Mendel e Mimi trocaram a estabilidade do primeiro mundo pelas incertezas do terceiro. E aceitaram o desafio por uma única razão: o amor à causa judaica. Os dois desembarcaram na Cidade sem conhecer ninguém e sem sequer saber iniciar uma conversa em português.

“No decorrer dos anos, com abnegação comovedora, foram desenvolvendo um trabalho sólido, que ganhou o reconhecimento da comunidade judaica local. Mesmo enfrentando contrariedades e privações, jamais desistiram da missão que receberam”, lembrou Adeli.

O casal também foi responsável por fundar, em Porto Alegre, a Sinagoga Beit Lubavitch, única sinagoga tradicional da comunidade ashkenazi do Estado. A Beit Lubavitch segue rigorosamente a proposta judaica original. É bastante freqüentada, principalmente por jovens, que nela aprendem a rezar, colocar o tefilin e compor o minian diariamente para a primeira reza da manhã.

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13654
Gab. Ver. Adeli Sell

Nenhum comentário: