domingo, 19 de junho de 2011

Candidatura própria do PT embaralha arrancada em Porto Alegre

Fonte: Blog André Machado

Ao contrário do que fazia entender a posição de algumas lideranças do PT gaúcho, as bases vão adotando um caminho esperado. Três correntes já decidiram pela candidatura própria em 2012 na capital: Democracia Socialista, Esquerda Democrática e Movimento PT. O apoio petista é cobiçado tanto por Manuela D´Ávila (PCdoB) quanto por José Fortunati (PDT). A manutenção na eleição de Porto Alegre da base que sustenta o governo Tarso Genro é defendida pelo Palácio Piratini.

A resistência natural começa a ficar explícita. E agora obriga as duas principais candidaturas já lançadas precisarão fazer outros movimentos. Provocada pelo twitter, Manuela diz que nada muda. “No dia 04 de julho lançaremos a conferência do partido para organizar a Porto Alegre que queremos”, escreveu. Mas Manuela sabe que apenas com PCdoB e PSB terá muita dificuldade em ganhar a eleição. A dúvida é se tentará atrair PMDB e PTB, hoje com Fortunati. A predileção dos petebistas por candidatos favoritos é velha conhecida. As pesquisas ajudam.

Maria do Rosário disputou o cargo em 2008. Perdeu para FogaçaFortunati tenta manter o leque de partidos que integram seu governo – herdado de José Fogaça – para garantir uma boa arrancada. Internamente revela que a candidatura própria do PT pode lhe ajudar. Com o apoio dos petistas, seria difícil derrotar Manuela. Especialmente se as obras prometidas para a cidade não avançarem. Com o PT em faixa própria a disputa entre os três fica mais igual e ainda há a possibilidade do crescimento de um quarto nome.

No PT quem mais vem se movimentando é Adeli Sell. Vereador com fama de “cuidador da cidade” tem participado de discussões nas zonais do partido para ampliar o apoio ao seu nome. Se não vingar uma candidatura a prefeito, pode ser o vice. Henrique Fontana, Maria do Rosário e Sofia Cavedon também são opções. A dinâmica que Sofia imprimiu na presidência da Câmara Municipal é um indício claro de que quer mudar de endereço. Há expectativa da posição da Mensagem ao Partido, grupo político do governador Tarso Genro.

Mesmo integrantes das correntes que já decidiram pela candidatura alertam que o processo ainda está em aberto. Há um dilúvio para passar por baixo desta ponte.

Nenhum comentário: