quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Mais uma do Pampa Burger: Lanchonete será inspecionada após notificações de intoxicação alimentar

Segundo a Vigilância Sanitária, 21 casos foram confirmados entre terça e quarta-feira

O restaurante Pampa Burger, no bairro Cidade Baixa, costumava ser um dos refúgios do estudante Leonel Rocha, 21 anos, para fazer um lanche na madrugada de Porto Alegre. Na última terça-feira, esteve no local novamente, com outros cinco amigos. Quando acordou na manhã seguinte, não estava se sentindo bem. Conviveu com o mal estar, a forte dor de cabeça e a sensação de fraqueza o dia todo, até que resolveu procurar a emergência do Hospital Mãe de Deus.

— Foi a primeira vez que isso aconteceu. Ninguém tinha percebido nada de errado na comida — relata Leonel.

Ele conta que, ao chegar no hospital, foi informado que outras pessoas, que haviam comido no mesmo restaurante, também procuraram o serviço relatando sintomas de intoxicação alimentar. Do grupo de amigos que o acompanhou no lanche da madrugada anterior, outros dois também foram parar no hospital.

Segundo a Vigilância Sanitária, foram confirmados 20 casos de intoxicação alimentar na terça-feira e um na quarta. Uma inspeção será feita no estabelecimento, que fica na rua Venâncio Aires, ainda na tarde desta quinta-feira. A Vigilância orienta que, ao apresentarem os sintomas de intoxicação — náusea, diarreia e vômitos — as pessoas procurem um serviço de saúde ou entrem em contato com o órgão, pelos telefones (51) 3289-2471 ou 3289-2472.

O que diz o restaurante
A lanchonete não sabe explicar o que ocorreu, mas esclarece que parou de utilizar a maionese.

— Em nossos hambúrgueres, usamos uma maionese industrializada que também é a base do nosso molho especial. Como ainda não sabemos o que aconteceu, esses condimentos não estão sendo utilizados. Resolvemos agir preventivamente — esclarece o gerente administrativo do local, Juliano Ribas.

Fonte: Zero Hora

18 comentários:

Anônimo disse...

-ATÉ QUANDO AS AUTORIDADES IRÃO FAZER VISTAS GROSSAS AO PROBLEMA DA POLUIÇÃO DO AR PELA CHAMINÉ DESSE ESTABELECIMENTO?-ONDE ESTÁ O TRATAMENTO DA FUMAÇA DE LENHA VERDE PROMETIDO PELO ESTABELECIMENTO?-NA VENÂNCIO AIRES, 57 AGORA A FUMAÇA SAI TAMBÉM PELO TELHADO E NÃO MAIS SÓ PELA CHAMINÉ QUE JÁ ERA INEFICAZ. NAS IMEDIAÇÕES PESSOAS JÁ COMEÇAM APRESENTAR PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS E ROUPAS NO VARAL FEDEM A FUMAÇA E GORDURA DE CARNE.
A INTOXICAÇÃO DESSE PESSOAL, PROVAVELMENTE,SE DEVE AS TOXINAS LIBERADAS PELA LENHA DIRETAMENTE NA CARNE MOÍDA DO LANCHE FORNECIDO. FAÇAM EXAMES DE SANGUE E VERIFIQUEM APÓS CONSUMIREM O LANCHE PORQUE PODE ESTAR AÍ UMA DAS RESPOSTAS.

GIGIO

Caca disse...

Sobre o desconforto com a fumaça e as roupas no varal: apesar de morar próximo ao estabelecimento não fica nas imediações e, portanto, não tenho conhecimento de causa. Mesmo assim, entendo a indignação e concordo com a reclamação caso seja verídica. MAS sobre a intoxicação devo dizer que sou cliente há tempos e nunca tive nenhum problema de saúde. Acho uma boa lanchonete e meus amigos também. Desconheço qualquer caso de intoxicação envolvendo os Pampa Burguer. Continuo a frequentar.

Anônimo disse...

Já vi baratas, moscas varejeiras e ate um rato zanzando no salão do Pampa Burger. e quanto a maionese deles, ela é 100% caseira e todo mundo sabe disso. O senhor Juliano Ribas deveria falar a verdade! Assim como tenho certeza que os condimentos que colocam sobre as mesas não ficam na refrigeração após o uso. Tenho pena dos funcionários que trabalham como escravos (inclusive menores de idade) e ganham uma merreca... agora ficarão desempregados!

Anônimo disse...

SE ISSO FOSSE REAL NÃO ESTARIA SEMPRE BOMBANDO DE GENTE. ESTÁ SEMPRE CHEIO. EU MESMO NUNCA VI NADA DESSAS COISAS QUE TÃO FALANDO...ANTI HIGIÊNICO E INTOXICANTE LÁ! ACHO BEM MANEIRO.

Anônimo disse...

Acidentes como esse podem acontecer, claro que há a necessidade do Proprietário de rever seus processos quanto a segurança alimentar e verificar se não há qualquer furo. Sugiro uma consultoria. Agora essa pt aí que esta querendo detonar o lugar deve ser mesmo contra o sucesso dos negocios e a favor do mst... Cada um cada um... Eu vou retornar no Pampa burguer.

Anônimo disse...

Parem e falar mal. É O MELHOR LANCHE DO MUNDO TODO!!!! INVEJOSOS!!!

Anônimo disse...

O PAMPA É UM SUCESSO E ISSO OFUSCA ALGUMAS PESSOAS QUE AINDA ESTÃO PATINANDO ATRÁS DE UMA BOA IDÉIA... FRENQUENTO TODOS OS ESTABELECIMENTOS E JAMAIS VI QUALQUER SINAL DE SUJEIRA... TENHO CERTEZA QUE ESTE INCIDENTE JÁ DEVE TER SIDO RESOLVIDO, POIS A GURIZADA ALÉM DE COMPETENTE É MUITO RESPONSÁVEL....ALÍAS, NÃO POSSO FALAR EM PAMPA BURGER QUE JÁ ME DÁ ÁGUA NA BOCA, DELICIOSO DEMAIS!

Ana Miclas disse...

se o problema já foi resolvido eu não sei, o que sei é que eu estou resolvendo o meu aqui no Mãe de Deus, internada. Vi muita gente passar por aqui com vômito, diarreia e febre.
Ah, resolver o problema deve ser "dar uma explicação simpática para o povo e jurar que não vai mais acontecer!". Bom, para mim não serve, e tenho certeza que tb não para os outros infectados e para os que trabalham na área da saúde e já estão fazendo piada com o Pampa Burguer.

Gabriela disse...

Meu cunhado comeu na terça a noite e quarta foi para a emergência da Santa Casa. Eu e meu marido comemos na quarta a noite e apenas meu marido passou mal, então conversando com meu cunhado observamos que os dois haviam comido o mesmo hamburguer (BORGHETTINHO) que é o de cordeiro. Acho que não tem nada relacionado com a maionese ou molho especial porque eu comi um monte com batata frita e também no sanduiche e não senti nada.

Anônimo disse...

Eu omi la quinta retrasada e to agora estou com diarréia, dores abdominais fortes, indo aos pés +- umas 10 vezes ao dia. parece que comi carne de urubu, mas nao foi galo velho

Anônimo disse...

com certeza o problema está a carne sem procedência, que estava armazenada sem o selo fiscal, o que foi constatado pela vigilância sanitária, in loco.
agora já era...

Anônimo disse...

Intoxicações alimentares, podem ocorrer até nas nossas casas,sem muitas vezes percebermos, o fato se torna mais grave, porque foi num estabelecimento comercial. Quanto aos comentários de sujeira, baratas, ratos, sou cliente, nunca os vi, e cuido muito esse tipo de coisa, pois sou nutricionista tenho curso inclusive em boas práticas em alimentação, e posso dizer que fatalidades, acontecem até na casa da gente. Quanto a carne, é estranho estar sem selo, pois é fornecida por casa de carne conceituada de Porto Alegre.
Devemos nos atear aos fatos e não deixar comentários sensacionalistas, influírem em qualquer tipo de investigação; o local serve lanches maravilhosos, sou cliente e vou continuar sendo; tudo é passível de correção, inclusive um caso como este.

Anônimo disse...

Só sei de uma coisa... o lanche do Pampa é um dos mais saborosos da cidade... sei também que os alimentos usados lá são de ótima procedência, de uma casa de carnes da José do Patrocínio. Pães, queijos e carnes são descarregados diariamente ali no pampa da Venâncio, o que causa estranhamento no fato de alguém ter dito que tinha 540kg de produtos de origem animal sem procedência... Higiene? Lavam ali de mangueira, até as lixeiras são lavadas diariamente para não juntarem moscas. Já entraram nos outros restaurantes de Porto Alegre??? Viram se está tudo certinho?? Enfim... acho que foi um a fatalidade o que aconteceu, poderia ter sido em qualquer restaurante... tenho certeza que o pessoal do Pampa tomará todas as medidas necessárias para, em breve, voltar a servir o melhor burger de Porto Alegre.

Anônimo disse...

Esta intoxicação não é nada pelo que já aconteceu no pampa burger da rua Lima e Silva nº303.Quem manda aqui é o Dragão da Chaminé que esta prejudicando os moradores dos edificíos residenciais em torno
do mesmo.Não sei oque fazem os técnicos da SMOV que deixaram este poluição fazer a seu modo as instalações que é uma verdadeira espelunca.Será que o prefeito ESTA SABENDO deste problema?quem não conhece o problema venha ver.
Rosário - Moradora da rua Lima e Siva,nº331.POA - RS.

Anônimo disse...

O Dragão do pampa burger armazena a lenha em um box do Estacionamento do Beverly Hills que fica defronte ao ao estabelecimento do nº303 da rua Lima e Silva.O estacionamento de carros a serviço de guardador de toras de madeira do DRAGÃO do pampa burger.
Autoridades competentes da prefeitura de POA estão cientes deste problema?O ruído gerado pelo manuseio da lenha já vem atrapalhando o sossego noturno de outros moradores da rua Sarmento Leite.Pelo visto o Dragão do Pampa Burger é oque manda no Bairro Cidade Baixa.
Rosário - Moradora da Lima e Silva331.

O. Smirnoff disse...

O que falar depois de 171 intoxicações e fechamento pela vigilância em saúde do Estado (O pampa burger é notícia nos principais jornais do país) É mais um estabelecimento que coloca a ganância pelo lucro acima da satisfação mínima dos clientes e vizinhos.

Anônimo disse...

Depois que a lanchonete ganhou fama, os donos só visam ao lucro, pois já frequentei o estabelecimento e notei que o atendimento e o preparo com os alimentos estava caindo. Na segunda-feira pedi um prato executivo (entrecot), arroz e freitas...e pasmem, de brinde veio uma enorme mosca varejeira frita com as batatas...

denis disse...

a vigilancia precisa fazer o papel dela e os donos do pampa precisam ser muito mais rigidos nos procedimentos. antes de tudo precisa ficar pronto o laudo indicando a fonte do problema. só depois podem-se tirar conclusões. lembrando que mac donalds e burguer king e outros lugares famos já tiveram problema semelhante.