domingo, 12 de junho de 2011

Adeli participa de bate papo sobre Porto Alegre no Happy TOTAL

Adeli Sell e o mediador do Happy Total Pedro Gonzaga
Foi uma noite agradável para uma boa conversa: embora o frio, a temperatura estava agradável e a audiência na Alameda dos Escritores, no Shopping Total, compareceu em excelente número. Mais de 60 pessoas prestigiaram o vereador Adeli Sell (PT), professor e livreiro, na última quinta-feira. A conversa girou em torno do livro de autoria do vereador, "Porto Alegre: a Modernidade Suspensa".

Diversos exemplares do livro foram
distribuídosdurante o evento
Adeli analisou a cidade em que vivemos, sua vocação e potencialidades. Fazendo uso de sua experiência de vereador da cidade há quatro mandatos, de ex-secretário da SMIC e, sobretudo, por seu compromisso de político engajado na construção de alternativas sociais, Adeli sugeriu também soluções, propondo uma gestão pública que pense no futuro sem deixar o cotidiano de lado.

O livro propõe que haja planejamento estratégico urbano, ambiental e econômico que vá além do período de mandato de cada gestor, projetos e ações que pensem a cidade nas próximas décadas, em sua globalidade. Pois, para Adeli, não basta trocar os problemas de lugar ou maquiar o que está estragado, pois “se a cidade não for pensada como um organismo vivo e íntegro, com todos os seus órgãos saudáveis e concatenados, a capital dos gaúchos seguirá fragmentada e as desigualdades e exclusões serão cada vez mais dramáticas”.

Temas como a cidade legal e a cidade ilegal, mobiliário urbano, circulação e transporte, a exclusão e a inclusão social e a participação popular são pautados na obra, que também apresenta um projeto de qualificação estética da capital, o “Pinta Porto Alegre”. Na ocasião, foram distribuídos e autografados exemplares da obra.

O Happy TOTAL acontece sempre na primeira quinta de cada mês. O projeto recebe personalidades e se propõe a ser um bate papo descontraído sobre cultura passeando por temas como música, literatura e comportamento. O encontro tem um mediador fixo: o músico, tradutor, escritor e professor de literatura, Pedro Gonzaga, também autor das obras Cidade Fechada (2004) e Dois Andares: Acima! (2007).

Por Tatiana Feldens
Gabinete do Vereador Adeli Sell

Nenhum comentário: