terça-feira, 14 de junho de 2011

Teixeirinha cria brinquedos com lixo de praças e parques


Feira no saguão da CMPA de Economia Solidária Local
Foto: Fernanda Westerhofer

A exposição Consciência Ambiental – Reciclar também é Brincar, de Carlos Aparício da Silva Aguiar, o Teixeirinha, pode ser visitada até 30 de junho no térreo da Câmara Municipal de Porto Alegre. O artesão apresenta uma coleção de bonecos feitos com lixo reciclável encontrado em parques e praças da Capital.

Aberta na Semana do Meio Ambiente, a mostra propõe uma reflexão sobre o descarte correto dos resíduos sólidos e a importância de preservar a natureza. “Nossos rios, parques, praças e avenidas não são valas, nem lixeiras”, alerta. “Recicle, pois nosso planeta pede socorro.”

Nascido em 1962 em Porto Alegre, Teixeirinha é jardineiro da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e transforma lixo em brinquedo. Desde 2007 realiza exposições, oficinas e palestras sobre a importância da reciclagem. No ano passado, esteve nas escolas Professor Olintho de Oliveira, Madre Raffo e Humaitá. Também expôs na Smam, na Câmara Municipal e no Centro de Formação Tereza Verzeri. Em 2011, participou do Projeto Aldeia Ambiental, promovido em parques pelo Comando Ambiental da Brigada Militar, e do 20º Encontro de Casais com Cristo da Paróquia Nossa Senhora de Belém.

A exposição pode ser visitada das 9 às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 9 às 16 horas, às sextas-feiras, na Avenida Loureiro da Silva, 255. A entrada é franca. No feriado de 23 de junho, a Câmara estará fechada. Informações: (51) 3220-4392, ou com o artista, pelos e-mails carlosapsaguiar@gmail.com e carlosaguiar@smam.prefpoa.com.br

(Por Claudete Barcellos, Asscom CMPA)

Um comentário:

Agenor Albara disse...

Eu e meu filho de 5 anos estivemos no parque Marinha do Brasil e conhecemos o importante trabalho de artesanato do Teixeirinha. Além de criativo, destaco que, o mais importante é a mensagem que este cidadão está passando de reciclar lixo seco e não jogá-lo nos parques e outros locais públicos da nossa cidade.
Iniciativas como estas merecem elogios. Parabéns pelo belo exemplo jardineiro Teixeirinha!