domingo, 15 de janeiro de 2012

TURISMO EM PORTO ALGRE - QUESTIONAMENTOS

Publico aqui importante texto que saiu no Blog do Prévidi

O QUE FAZ A SECRETARIA
DE TURISMO DE PORTO ALEGRE?

Há tempos venho escrevendo sobre o abandono total de um dos mais importantes pontos turísticos de Porto Alegre, o Belvedere do Morro de Santa Teresa. Lembro que lá em casa sempre se levava os parentes que chegavam para nos visitar, do interior e outros estados, ao Belvedere, do "Morro da TV".
Era o ponto de partida de qualquer passeio, até porque o turista conseguia se localizar na cidade. Anos depois, muita namorada levei pra lá. E tinha que ficar esperando por estacionamento. Um "drive-in" a céu aberto.
Acontece que os quatro mandatos de prefeitos petistas não deram a menor importância para o turismo, tanto que o vereador Adeli Sell, um dos que mais entende da área no PT, jamais foi secretário de Turismo. Devia ser aquela coisa: "Turismo é coisa de burguês". Pois estamos quase ao fim de mais dois mandatos de partidos não-petistas e o maravilhoso Belvedere continua abandonado.
Lá se vão 20 e tantos anos em que a bandidagem tomou conta. Quem se aventura por lá e tiver sorte é somente assaltado.
-----
Por isso a pergunta do título, que já foi feita aqui inúmeras vezes:
O QUE FAZ A SECRETARIA DE TURISMO DE PORTO ALEGRE?
Pelo que li no site oficial, organiza "caminhadas" pela cidade.
Uns, mais otimistas, dizem que o secretário municipal de Turismo "capta" eventos no exterior. Hahahahaha!! Boa essa!! Lembro, apenas, que o setor turístico privado banca há muitos anos o Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, justamente para captar eventos. Não existe mais?
-----
Nem vou tratar da tão badalada "orla do Guaíba".
-----
No final do ano, num evento na Prefeitura, perguntei se o Belvedere iria continuar abandonado para a Copa do Mundo. O prefeito José Alberto Fortunati me disse que está na Secretaria Municipal do Meio Ambiente um projeto de revitalização de todo o Morro Santa Teresa. E que irá dar resultados logo.
Também no mesmo dia o secretário do Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia, me disse o mesmo que o prefeito.
Tudo bem, acredito nos dois, mas no site da Prefeitura não existe uma linha sobre o projeto - pelo menos, eu não encontrei.
-----
Ao Záchia contei que estou falando do Morro há meses e dei sugestões, como o tal do secretário municipal do Turismo ir atrás de parcerias na iniciativa privada para garantir uma reforma digna do local e inclusive com a construção de um posto da Brigada Militar/Guarda Municipal.
-----
De tão esfalfado, por tanto trabalho, o secretário do Turismo deve estar fazendo turismo.
-----
No final de semana, li no blog do grande Gilberto Simon, http://portoimagem.wordpress.com, um artigo do vereador Adeli Sell sobre o assunto, publicado no ano passado.
Aí está, inclusive com a foto do Simon:


PELA REVITALIZAÇÃO DO BELVEDERE RUY RAMOS

Eu já abordei este tema muitas vezes, mas foi a cobrança do amigo Gilberto Simon e do pessoal do Blog Porto Imagem que me levaram a propor uma ampla campanha na cidade pela recuperação do Belvedere Ruy Ramos, localizado em um dos pontos mais altos e bonitos da capital gaúcha, o Morro de Santa Tereza, a 148 metros do nível do mar.
O local também é conhecido como Mirante da TV, por causa das antenas e retransmissoras de televisão e rádio instaladas no topo. Trata-se de um belo espaço de visão de parte substantiva de nosso Centro e arredores, com potencial de atrair muitas e muitas pessoas, mas que hoje está completamente abandonado.
Assim como em outras parcerias, penso que lá deveria existir investimento de uma empresa privada. Com recursos, poderá fazer a obra de revitalização, beneficiando-se de um retorno, podendo, segundo nossa legislação, colocar placa de adoção. Quer uma propaganda mais justa e que será necessariamente reconhecida, pois será vista por milhares de porto-alegrenses e turistas?
Meu apelo se dirige a todos(as) cidadã(o)s desta cidade, para que aqueles(as) que nos leem repliquem nossa campanha, comentando em casa, no serviço, nas escolas, nas redes sociais para juntos tentarmos criar um clima de verdadeira campanha. Precisamos conseguir primeiro, portanto, a recuperação, depois vem o cuidado. A Brigada junto com a Prefeitura (Guarda Municipal) pode firmar uma parceria para garantir a segurança no local.
Pois, como nos ensinou Zigmunt Bauman, em seu livro "Confiança e Medo na Cidade" é preciso quebrar o atual parâmetro de confiança x medo que assola o mundo, criando uma nova cidade, uma nova convivência, uma nova harmonia, uma nova sociabilidade, sem separar uma pessoa da outra, sem jogar as pessoas fora.
Caberia ao poder público, já que as irmãs do hospital Mãe de Deus já fazem um trabalho na Vila Gaúcha, contígua ao Belvedere, ajudar na inclusão social e sem tréguas acabar com o tráfico local, criando uma zona de pacificação.
E talvez antes de tudo isto, poderiam os órgãos de imprensa se juntar neste mesmo objetivo que é o de revitalizar o Belvedere Ruy Ramos, recriando o antigo ambiente local: seguro, limpo e encantador. Assim, estaremos contribuindo para o embelezamento estético de nossa cidade; pelo turismo e pela gastronomia. Avante Porto Alegre, rumo a uma nova modernidade!

Nenhum comentário: