segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

LIXO NA PRAÇA SALVADOR ALLENDE



Desde a implantação da coleta automatizada (pode ser só coincidência), a Pç. Salvador Allende passou a ser uma central de triagem de lixo dos papeleiros. Eles levam para ali enorme quantidade de lixo e separam no local o que lhes interessa abandonando o resto de qualquer maneira. É uma quantidade de lixo absurda que fica espalhada no local, mais espalhada ainda em dias de vento. Já pedimos providências à Prefeitura, em outubro, mas não tivemos resposta.

Um dia, estranhei ver papeleiros e varredores da Cootravipa em conversa amistosa no local. No dia seguinte, de novo estavam dois papeleiros conversando com um varredor da Cootravipa. Fui com a presidente da Amivi saber de onde vinha o lixo, mas o varredor disse não saber , afirmando que apenas juntava e ensacava o lixo para ser recolhido pelos caminhões. Mas, bem junto a nós havia grande quantidade de garrafas de plástico separadas que ele disse que não ensacaria porque eram do catador. E o mais incrível foi que no meio da conversa um dos catadores de lixo entregou dinheiro ao varredor !!!

Para mim está claro que há um acordo entre varredores da Cootravipa e os catadores para permitir que estes façam ali a separação do lixo reciclável. Nos últimos dez dias a situação melhorou, mas a irregularidade persiste.

Convém lembrar que em reunião da nossa Associação de que participou representante do DMLU, realizada alguns anos atrás, este técnico disse que o DMLU proibira os catadores de coletar lixo na área central da cidade, até às avenidas Ipiranga e João Pessoa.

AMIVI - ASSOCIACAO DA RUA 24 DE MAIO E ADJASCENCIAS

Nenhum comentário: