terça-feira, 17 de janeiro de 2012

ILHAS DO GUAÍBA - OU COMO O HOMEM PODE ESCULHAMBAR A NATUREZA

 
Paisagens 1345Adrion José Burgos dos Santos
O Arquipélago de Fo-FoComandante gaúcho "toma posse" de ilhas no Rio Guaíba, em Porto Alegre
O Comandante Astélio Bloise dos Santos, que por duas vezes foi comodoro do Veleiros do Sul, e que também por duas vezes presidiu a Federação de Vela do RS, está indignado.


"O que estão fazendo no Rio Guaíba, ao largo da Pedra Redonda, que é uma raia internacional, é uma absoluta falta de respeito com o esporte à vela. O Rio Grande do Sul é um celeiro de campeões internacionais, e é no Rio Guaíba que os velejadores treinam", desabafa o comandante, que por 6 anos presidiu o Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Brasileira de Vela e Motor. A indignação do lobo do mar é por conta da obra do Projeto PISA, da Prefeitura de Porto Alegre que, para implantar um duto de esgoto, dragou o material do leito do rio, formando ilhas, como mostram as fotos.



"O que fizeram no Rio Guaíba é como encher o Beira Rio ou o Olímpico com água, e dizerem que depois vão bombear tudo de volta", disse o comandante Astélio Bloise dos Santos.



"Na segunda-feira vou ao Registro de Imóveis para registrar o arquipélago", brinca o comandante Astélio, que batizou o Arquipélago de Fo-Fo, em alusão a sobrenomes de dois prefeitos de Porto Alegre.



Comentários recebidos
09 Nov 2011O protesto do Astélio é bem humorado mas o assunto é bem sério. Quem vai ser o responsável quando acontecer algum acidente grave?? A Prefeitura, o SPH (Superintendência de Portos e Hidrovias) ou o DMAE?? E onde está a Fepam, que normalmente se manifesta por muito menos?? Vai dizer que não há impacto ambiental em criar uma série de ilhas no meio do rio?? A Delegacia dos Portos também não vai se manifestar, ao menos exigindo uma sinalização?? É o mesmo DMAE que vai se responsabilizar por recolocar o leito do rio no mesmo lugar onde estava?? Quando?? A tabatinga não volta ao leito naturalmente, isso é mito para procrastinar o que tem que ser feito mas ninguém quer assumir. São todas perguntas que precisam de resposta... 
09 Nov 2011
Marcos Boeira
Isto estava previsto no relatório de impacto ambiental? a execução foi aprovada dessa forma? Duvido....no papel a obra deve estar regularizada, falta fiscalização!!
Ninguém tem dúvidas da importância da obra, mas não dá pra arrumar a casa e jogar a sujeira no pátio do vizinho.
09 Nov 2011
Guilherme Camacho
Sugiro que se coloque uma grande faixa na pseudo-ilha denunciando este crime à natureza! Chamem a mídia e divulguem o fato.
09 Nov 2011
Renan
Não sou contra esta obra, que pretende melhorar o sistema de tratamento de esgotos da cidade, mas temos que exigir que a cada tubo assentado, seja restituida a nevegação nas suas adjacências, com o espalhamento do material dragado e regularização do fundo. Se deixar a obra avançar sem corrigir o trecho que já foi feito, teremos um banco de areia de 11Km a ainda estamos sujeito ao projeto ficar sem recursos e ficarmos com o problema por muito tempo....
09 Nov 2011
Marcus Meurer
Ontem, 08/11/2011, em um Happy Hour no Iate Clube Guaíba, tive a honra de conhecer o Sr. Astélio, e fiquei espantado com sua sabedoria e indignação, em relação ao descaso com o Guaíba.
Siga levantando esta bandeira irmão!
08 Nov 2011
Fernando Schneider
Dubai United GAUCHO Emirates...
07 Nov 2011
José Castello  Brito
O  que  o  IBAMA  e  Ministerio Publico dizem? Parece que  eles  só se  pronunciam  quando o  pessoal  naútico  quer  fazer  uma  obra  de  melhoramento pra  o  esporte.
07 Nov 2011
Frederico Gomes
Bra-sil-sil-sil!
07 Nov 2011
Geraldo Knippling
É uma pouca vergonha mesmo.  O pior é que nada disso está sinalizado, afetando diretamente a segurança. E a navegação noturna?  Quem segue as cartas oficiais da Marinha pode entrar na maior fria.
07 Nov 2011
Andersom

Alem deste crime ambiental feito pelo DMAE ha também uma discussão forte no twitter sobre as arvores vindas do Jacui, culpando a retirada de areia das margens.
07 Nov 2011
J. Geraldo Moeller
Astelio:
Após registrares o imóvel, reserva um lote para mim tá?

Envie seus comentários e sugestões

Nome 
 
e-mail 

Nenhum comentário: