terça-feira, 31 de janeiro de 2012

“Prefeitura impede a revitalização do IV Distrito”, critica o vereador Adeli Sell

Há dias atrás, o vereador Adeli Sell apresentou um conjunto de denúncias e fez ousadas proposições para a revitalização do IV Distrito, em especial na região do São Geraldo e redondezas, durante gravação do programa Com a Câmara na Cidade, da TV Câmara, Canal 16.  

Na oportunidade, o parlamentar chegou a dizer que é a Prefeitura quem impede de fato a revitalização do IV Distrito. "Se continuarem a agir como agem na Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (EPAHC) não avançaremos nunca. Isto não é um escritório, é um cemitério onde se enterram bons projetos e onde apodrecem nas gavetas outros tantos", acusou Adeli.

Em reunião recente na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal o vereador Adeli Sell disse que poderia processar uma servidora por prevaricação. "Eu disse e vou repetir, se as leis continuarem a ser descumpridas por agentes públicos que não analisam a lei, mas agem segundo suas opiniões estéticas, vou entrar na Justiça", repetiu Adeli.

"Quando é para preservar mesmo ou tomar uma atitude também nada fazem”, emendou, ao mencionar o prédio na Marechal Floriano com a Riachuelo, no Centro, que está prestes a desabar. “Este prédio poderia ser desapropriado porque o dono, este sim, nada faz, e não quer fazer, então ali poderia ser usado o Estatuto da Cidade para desapropriar", concluiu Adeli.

Além das propostas sugeridas pelo próprio vereador, Adeli tem recebido de empreendedores bons projetos para o IV Distrito, mas nada foi acatado pelo Executivo Municipal. Lembra também que ali estão listadas para preservação pelo Plano Diretor certas edificações que não tem nenhum traço arquitetônico de valor cultural. “Isto está impedindo o crescimento e desenvolvimento da região”, assegurou.

Abandono
O IV Distrito é uma região que, nos primórdios da industrialização, teve uma indústria de base forte, principalmente na área da tecelagem, tanto que ali estavam a JÁ Renner & Cia e a Companhia Fiação e Tecidos Porto-Alegrense (Fiatece), para citar duas grandes empresas. Depois com a industrialização se deslocando para Cachoeirinha e Gravataí, a região ficou mais na área de logística, de depósitos, transporte e armazenamento.

Ao longo dos anos, segundo o vereador Adeli Sell, a área foi ficando bastante devoluta, com muitos locais ao abandono, sem que tenha havido um processo de reestruturação econômica, ambiental e urbanística. “Hoje, sofre com altos índices de criminalidade, inclusive – no eixo em torno da Farrapos e ruas adjacentes – com zonas de prostituição, masculina e feminina”, afirmou.

Repensando a região
Para recuperar esta tradicional área da cidade, o vereador Adeli sugere repensar a identidade do Quarto Distrito. Poderia ser incentivado o entretenimento noturno no eixo da Farrapos, de forma organizada, disciplinada, que tivesse essa possibilidade graças a um bom policiamento e com a Prefeitura e a EPTC agindo. “Hoje é uma verdadeira balbúrdia, e isso tem que ser reestruturado”, afirmou.

Outra alternativa seria desenvolver um eixo gastronômico para a região, aproveitando aspectos positivos que já existem, ficando próxima a essa área de entretenimento noturno.

Além disso, poderíamos ter ali uma tecnologia de ponta, até pela proximidade com o aeroporto e com a entrada e saída da cidade, investindo na área médica. Ou ainda a criação do corredor das luzes, já que a região abriga a maioria das lojas e estabelecimentos do ramo da iluminação.

“O Quarto Distrito deve ser repensado. Mas isso só vai acontecer se o Poder Público tiver uma intervenção determinada, estimulando e organizando a iniciativa privada para que o projeto possa se desenvolver plenamente”, sustentou.

A ideia do vereador Adeli Sell é fazer nos próximos meses um evento para tratar do desenvolvimento da região.

Por Tatiana Feldens (reg. Prof. 13654)
Gabinete Ver. Adeli Sell

Nenhum comentário: