quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

PT deve crescer nas eleições municipais, diz Rui Falcão

Presente em Porto Alegre devido às atividades do Fórum Social Temático, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, concedeu entrevista coletiva na manhã de hoje, na sede do PT/RS, acompanhado dos presidentes estadual e municipal do partido, Raul Pont e Adeli Sell.

Sobre as eleições municipais de 2012, Falcão afirmou que a perspectiva do PT é ampliar o número de cidades governadas em todos os Estados. Atualmente, o partido possui 550 prefeitos no país, sendo 62 no Rio Grande do Sul. “Nossa intenção é conseguir manter os municípios que já temos, reconquistar os que perdemos e buscar algumas cidades estratégicas”, explicou. Segundo ele, a conjuntura em Porto Alegre é muito otimista.

O presidente estadual da sigla, Raul Pont, salientou que a orientação para a formação das chapas é buscar coligações com os partidos da base do governo Tarso Genro – composições com o PMDB, entretanto, podem ser avaliadas caso a caso.

Rui Falcão destacou ainda que o PT pretende retomar a proposta de reforma política tão logo recomecem os trabalhos do Congresso. Ele enfatizou a importância do voto em lista, do financiamento público das campanhas e da ampliação da participação feminina na política. “O voto em lista permite que os partidos apresentem seus programas e os eleitores possam votar nos programas, de modo que o voto não fique personificado”, observou o deputado.

Também na defesa da reforma política, Pont afirmou que, de acordo com dados da Câmara de Deputados, 370 das 513 campanhas mais caras da última eleição tiveram êxito.  “Isso mostra que 70% da Câmara Federal está lá por causa do poder econômico. O financiamento privado e o voto nominal são grandes problemas da democracia brasileira”, concluiu o ex-prefeito da Capital gaúcha.

Asscom PT-POA

Nenhum comentário: