domingo, 8 de janeiro de 2012

BOLSAS DE ESTUDO NO EXTERIOR

Voltar

24/12/11 - 09h24

Atenção estudantes: inscrições para bolsas de estudo no exterior até dia 15 de janeiro

Para todos: “Queremos mandar os jovens da elite intelectual, sejam pobres ou ricos”.


Estudantes brasileiros interessados em cursar o ensino superior em instituições de excelência estrangeiras têm até 15 de janeiro de 2012 para se candidatar às chamadas públicas do Programa Ciência sem Fronteiras. Os editais lançados pela presidenta Dilma Rousseff, somam 13 mil bolsas de estudo para os Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Itália e França.
A previsão do MEC é que, a partir de março de 2012, os estudantes selecionados estejam nos países para os quais se candidataram. Durante os seis primeiros meses, eles terão a possibilidade de frequentar cursos de idiomas no país de destino. “Um dos índices que vamos monitorar e acompanhar é se esse programa está atingindo todas as classes sociais”, destacou o ministro da Educação, Fernando Haddad. “Queremos mandar os jovens da elite intelectual, sejam pobres ou ricos”.
O decreto assinado pela presidenta na solenidade do Palácio do Planalto regulamenta o programa, que concederá bolsas de estudos nas modalidades graduação-sanduíche, educação profissional e tecnológica e pós-graduação (doutorado-sanduíche, doutorado pleno e pós-doutorado).
O Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa do governo federal que prevê a concessão de até 75 mil bolsas de estudo no exterior em quatro anos. O programa é fruto de esforço do MEC em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio de suas instituições de fomento (Capes e CNPq). Somadas as bolsas oferecidas pela iniciativa privada, o número de vagas para os estudantes brasileiros estudarem fora do país poderá ultrapassar 100 mil.
O primeiro edital do Programa Ciência sem Fronteiras, de 2011, selecionou candidatos para cursos de graduação em universidades norte-americanas. A chamada pública, coordenada pela Capes, recebeu 7.007 inscrições. Um total de 1,5 mil candidatos foi selecionado e os primeiros 841 embarcam em janeiro de 2012. Os demais seguirão em julho do próximo ano.
Em fevereiro de 2012, será lançado novo edital com vagas em instituições de outros países em que os processos de negociação já se encontram avançados, entre os quais Holanda, Bélgica, Espanha, Portugal, Austrália, Canadá, Suécia, Coréia, China, Índia e Japão.
(MEC)

2 comentários:

Matheus disse...

Grande oportunidade...

Matheus disse...

Parabéns pela matéria e pelo trabalho!