terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Artigo Adeli Sell - Por uma cultura cidadã

* originalmente publicado no site www.ricardoorlandini.net

Recorrentemente se fala das experiências urbanísticas exitosas da capital da Colômbia, Bogotá. Até a Prefeitura trouxe pessoas que se envolveram diretamente no processo, como um de seus ex-prefeitos e assessores. Tive o prazer de ouvi-los e também de consultar tudo o que pude na Internet, já que infelizmente não conheço pessoalmente Bogotá.

Mas não é só de Bogotá que temos boas experiências. Conheci experimentos de muita civilidade em Rosário, Córdoba e Mendoza, cidades da Argentina, bem mais próximas daqui. Cito também Nova Petrópolis, aqui no Estado, onde temos flores por todos os lados e não se vê nenhum canteiro vandalizado.

Já Portos Alegre, que no passado foi a Capital mais arborizada do Brasil, hoje é a capital dos vândalos. Temos aqui pichação por todos os lados, o que gera enormes prejuízos para o poder público e para as pessoas. Equipamentos em praças que são para diversão e alegria das crianças são danificados por marmanjos que resolvem despejar suas frustrações e falta de respeito e civilidade sobre objetos. Uma clara demonstração de falta de cultura cidadã.

Nossas calçadas são o horror dos transeuntes, terror dos idosos, desgraça dos cegos e cadeirantes. Tente ir e voltar pela Assis Brasil e você vai ver do que estou falando.

A calçada, segundo a legislação de Porto Alegre, é de responsabilidade do dono da edificação. E agora a Prefeitura, incompetente em fiscalizar, gastou uma babilônia de dinheiro e enviou uma notificação para todos os moradores da cidade, tendo ou não problemas com suas calçadas. Já levei o problema ao Ministério Público e espero que as autoridades devolvam este dinheiro desperdiçado aos cofres públicos.

Como o Executivo Municipal quer cobrar uma cultura cidadã se ele dá um péssimo exemplo destes? Como quer ganhar o povo para ser mais civilizado se não arruma as paradas de ônibus, não resolve o problema dos banheiros públicos, não deixa as floristas fazer uma banca decente? Onde está o prometido mobiliário urbano? Há anos que foram retiradas as publicidades das paradas e hoje elas estão mal conservadas, sujas e sem iluminação.

E as ciclovias quando sairão? Pois chamar de ciclovia o que foi feito na Diário de Notícias e na Restinga é uma afronta à inteligência das pessoas. Colocar "guard rail" de eucaliptos na "futura" ciclovia da Ipiranga é o contra-exemplo de sustentabilidade.

Como querer que todos coloquem o lixo na lixeira, se não temos lixeiras, e as que existem estão quebradas e sujas? Como querer voltar à cultura da separação do lixo, colocação do lixo reciclável no dia certo na rua, se o caminhão atrasa sempre ou não passa? Ou como explicar comprar apenas o contêiner para lixo orgânico, sem ter o contêiner do lixo reciclável? Por que não seguiram o exemplo de Caxias do Sul, aqui pertinho? Não precisamos viajar ao exterior para saber como é uma cultura cidadã...

Vamos seguir os bons exemplos de cultura cidadã dos municípios vizinhos, sem desdenhar o magnífico exemplo de Bogotá, que fez um ousado Código de Posturas. O nosso - só para lembrar - nunca foi modificado ou atualizado.

Adeli Sell é Vereador e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Porto Alegre.

Nenhum comentário: