terça-feira, 24 de maio de 2011

Adeli discute educação com diretor do Senac/RS

Rosa citou a Coreia do Sul como exemplo a ser seguido
no aprimoramente da educação em Porto Alegre
Uma cidade onde não se planeja, onde não se disputa o mundo do trabalho e da economia, é uma cidade que não tem condições de incluir socialmente. Foi pensando nisso que o vereador e presidente da Escola do Legislativo Julieta Battistioli, Adeli Sell, procurou na manhã desta terça-feira (25/05) o diretor regional do Senac, José Paulo da Rosa, para debater a qualidade da educação em Porto Alegre.

Na oportunidade, Adeli expôs seus anseios sobre a falta de mão-de-obra qualificada na cidade. “Temos que discutir e preparar a cidade com sustentabilidade econômica para incluir pessoas socialmente”, disse Adeli, para quem uma cidade que exclui pode até crescer economicamente em valores absolutos por algum tempo, mas estará gerando um processo social que cobrará seu preço logo adiante.

Na avaliação do parlamentar, é preciso que o Poder Público, num processo de esforço conjunto com a iniciativa privada, crie imediatamente um conjunto de cursos básicos para preparar o cidadão para o mundo do trabalho, para as coisas mais banais, como pequenos cursos de eletricista, encanador, arrumadeira, limpeza em empresa entre outros.

Para o diretor regional do Senac, uma das explicações para as deficiências nesta área está no fato de que a grande maioria da população não busca aprimorar seus conhecimentos. “Sem educação, não vamos mudar a realidade do País. O movimento que a Câmara Municipal está fazendo é bastante digno. As mudanças precisam começar pela cidade”, disse ele, que se colocou a disposição da Escola do Legislativo para ampliar o debate e discutir o tema com a sociedade.

Rosa, autor da tese Gestão escolar: um modelo para a qualidade Brasil e Coréia, citou como exemplo ideal a Coréia do Sul, País que em 40 anos conseguiu mudar o seu perfil educacional. “Lá, todas as escolas públicas e privadas são de turno integral. As instituições permitem que seus alunos permaneçam o dia na escola, disponibilizando ginásio de esportes, laboratório de ciência, sala de artes, biblioteca, refeitório, entre outras coisas. Porto Alegre precisa iniciar adaptando algumas escolas e buscar parcerias que permitam mudar a realidade do ensino”, disse ele.

Câmara e Senac assinam parceria técnico-pedagógica
No final de abril, a Câmara Municipal e o Senac haviam assinado Termo de Cooperação entre as instituições. O Convênio, construído pela Escola do Legislativo, tem por objetivo promover a parceria técnico-pedagógica entre as partes, em que o Senac/RS se compromete a conceder, aos funcionários e seus dependentes, desconto de 10% nos cursos de programação regular.

Por Tatiana Feldens, Assessoria do Vereador

Nenhum comentário: