domingo, 22 de maio de 2011

Nota à imprensa: Adeli esclarece matéria do Correio do Povo

Em relação à matéria publicada na edição deste domingo no Correio do Povo sobre as articulações dos partidos acerca da disputa eleitoral para a prefeitura de Porto Alegre, o presidente do PT-POA, Adeli Sell, esclarece:

Eu fiquei surpreso ao ler vossa matéria em nosso Corrreio do Povo. Para não ficar só na minha impressão, falei com mais pessoas do PT da capital, já que o tema diz respeito essencialmente aos militantes e dirigentes locais. Logo em seguida recebo um telefonema do presidente estadual do PCdoB, Adalberto Frasson, para completar o time das perplexidades. Todos  com quem falei afirmam  que não dialogaram com repórteres do Correio do Povo sobre este tema ou pelo menos nada do que consta nesta matéria teria sido dito. É claro que não somos ingênuos nem somos hipócritas em querer afirmar que são invencionices  do jornal ou de algum jornalista, mas quem falou não representa nem de longe a posição oficial do partido, bem como está fora do real debate que está ocorrendo.

Eu sou presidente do PT municipal há mais de um ano e estranhamente vosso jornal tem feito matérias com dirigentes estaduais, com deputados estaduais e federais, até mesmo com o senador Paim, sobre o processo eleitoral, sem eu ter sido consultado para alguma posição ou  decisão  tomada  coletivamente em nossa Executiva Municipal.

Na terça-feira, decidimos e comunicamos a todos os meios de comunicação da cidade que o PT se manteria na oposição ao governo do prefeito José Fortunati, que não pautaria sua posição pela oferta de cargos, que discutiríamos possíveis alianças com a militância petista organizada nas zonais, núcleos e setoriais. Temos dito e reiterado que um partido como o PT, maior força política da cidade, com a maior bancada na Câmara Municipal, detendo o governo da Nação e do Estado, não poderia partir para uma negociação de alianças abrindo mão pura e simplesmente da cabeça de chapa. 

Nada disto foi noticiado por vosso jornal. E eis que surge como, num toque de mágica,  esta matéria, completamente fora do real debate partidário. E pior, omite, por exemplo, meu nome como o único que oficializou (ao partido e publicamente)  que tem disponibilidade e disposição de concorrer à chapa majoritária, em quaisquer circustâncias.

Temos dito e reiterado que não serão agentes externos, nem a mais respeitada de nossa mídia, que vão pautar as decisões de nosso partido.  Ou que vão decidir por nós que não teremos candidato a prefeito, que já abrimos mão de tudo, que vamos ter apenas um candidato a vice. As decisões serão coletivas como sempre foram dentro do PT. Vários nomes do nosso partido tem sido referidos publicamente como possíveis pretendentes à disputa majoritária mas, reitero, nenhum deles oficializou sua pretensão.

Nesta segunda-feira, dia 23 de maio, como já anunciamos há uma semana, a Executiva Municipal se reunirá para debater e decidir seu GTE - Grupo de Trabalho Eleitorial/ 2012. E estamos ao vosso inteiro dispor para todo e qualquer esclarecimento.

Temos, outrossim, tratado todos os meios de comunicação de forma aberta, sem omissões, sem privilegiamentos.

Espero, sinceramente, que o jornal abra espaço para que nossa posição de esclarecimento tenha o seu devido espaço, para o bem da verdade, da democracia e para a ética jornalística.

Cordialmente,
Adeli Sell
Presidente do PT-POA
99335309

Nenhum comentário: