sábado, 28 de maio de 2011

PT-POA debate políticas para a terceira idade


Assumindo um papel diferenciado, o Partido dos Trabalhadores realizou, na manhã deste sábado (28/05), o 1º Encontro preparatório à formação da Setorial Municipal do Idoso. Na avaliação do presidente, vereador Adeli Sell, a legenda tem uma dívida histórica com esta temática.

"Depois de 31 anos, nosso partido já tem um número significativo de pessoas na terceira idade. É chegada a hora de elaborarmos políticas públicas para este importante e cada vez mais crescente setor da sociedade", disse Adeli.

Dentre as preocupações, o grupo apontou a necessidade de discussão e construção de políticas que beneficiem a 3ª idade, como garantias na assistência social, defesa, promoção e bem-estar, além de educação e acesso ao trabalho.

"Nossa preocupação enquanto partido é de que forma os nossos governos vão tratar os idosos", disse Ony Teresinha, militante partidária. Ela lembra que um dia os idosos foram o topo da pirâmide social e as crianças eram a base. "Isso mudou. O IBGE vai mostrar que nós já somos 10% da população. E mais, no Rio Grandre do Sul, embora todos os percalços, ainda somos privilegiados na questão do envelhecimento humano. O que vemos no Nordeste é um verdadeiro caos".

Para o PT, envelhecer é uma etapa da vida como qualquer outra. O que o partido quer é refletir a política interna - nossas grandes lideranças envelheceram também - e garantir qualidade de vida, cidadania e dignidade a todo esse segmento.

A construção da Setorial será coletiva. Portanto todos estão convidados a participar e discutir o tema. Embora sem data definida, ficou agendado para a primeira quinzena de junho um novo encontro. "A ferramenta legislativa já existe. A boa vontade do nosso partido também. Precisamos agora nos unir e ser protagonistas desta luta", completou Ony Teresinha.

Por Tatiana Feldens, Asscom PT-POA

Um comentário:

jader/zezi disse...

Para mim foi um prazer enorme ter participado desta primeira reunião, p/criação de 1 grupo de trabalho em favor de POLITICAS PUBLICAS EFETIVAS E POSITIVAS AOS IDOSOS. Quero deixar claro q nossos Governantes na area Municipal e Estadual, deixaram muito a desejar neste grupo de pessoas bem como as CRANÇAS DE NOSSA CIDADE E ESTADO...lembrando sempre q CRIANÇAS E IDOSOS devido a s/condições fisicas, muitas vezes c/dificuldades de locomoção devem ter um atendimento ESPECIAL...COM CONSULTAS PRE-AGENDADAS, BEM COMO EXAMES MAS COM RAPIDEZ E NAO COMO SE VERIFICA AGORA...marcamos consulta para 5 a 6 meses e exames sabe-se lá p/quando...a realmente um DESCASO MUITO GRANDE NESTA AREA POR PARTE DOS GESTORES...PRINCIPALMENTE NOS ULTIMOS ANOS E Q PERSISTE...- jader martins.-