domingo, 29 de maio de 2011

Adeli homenageia a atriz Deborah Finocchiaro pelos 18 anos da peça “Pois é, vizinha...”

Deborah Finocchiaro recebeu a placa das mãos do vereador Adeli Sell, fiel apoiador da cultura no Estado
Ao encerrar mais uma turnê de sua peça Sobre Anjos & Grilos – O Universo de Mario Quintana, a atriz Deborah Finocchiaro foi homenageada pelo vereador Adeli Sell (PT) pelos 18 anos da peça ‘Pois é, vizinha...’. Sucesso de público e crítica, Pois é, vizinha... foi assistido por mais de 200.000 espectadores em mais de 500 apresentações pelo Brasil e Argentina.

Considerada uma das melhores atrizes gaúchas, Deborah tem consciência de cada objeto que põe em cena. Com performance surpreendente, transita com leveza e agudez pelas infinitas possibilidades cênicas e dramaturgicas. Surpreende com sua disponibilidade vocal e corpo criativo, além de muito carisma que apresenta no palco.

“Senti muito orgulho de poder alcançar a placa a ela como um reconhecimento mas também como um cartão de crédito para a cultura gaúcha, haja visto o débito que o setor público tem com esta temática no nosso Estado”, disse o vereador.

A homenagem aconteceu na noite deste domingo (29.05), no Teatro Bruno Kiefer - Casa de Cultura Mario Quintana.

“Pois é, vizinha...” é uma adaptação do texto “Uma mulher sozinha” escrito em 1991 pelo mais importante dramaturgo italiano vivo Dario Fo e sua esposa, a ex-senadora Franca Rame. Débora Finocchiaro assina a adaptação e direção, além de atuar no espetáculo desde sua estréia em 1993.

Muitos anos de sucesso


 Adeli cumprimenta a artista plástica Zoravia Bettiol ao fundo
 Bacharel em Interpretação Teatral pela Faculdade de Artes Cênicas pela UFRGS. Atriz, diretora, locutora, apresentadora, roteirista, autora e produtora de espetáculos. Ao longo de sua carreira, recebeu 17 prêmios como atriz, 1 como diretora e 5 Prêmios de melhor espetáculo. Trabalha no teatro, cinema, televisão e rádio desde 1985. Criou a Companhia Solos & Bem Acompanhados, e dela fazem parte os espetáculos que atua e dirige: Pois é Vizinha..., Sobre Anjos & Grilos - O Universo de Mario Quintana e Histórias de Um Canto do Mundo - Memórias de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. 

Integrou o elenco de Os Crimes da Rua do Arvoredo, direção de Camilo De Lélis (1999), Hamleto, direção de Luciano Alabarse (1994), Kaspar Hauser, direção de Oscar Simch (1986), Risco, Arisco e Corisco, direção de Roberto Oliveira (1988) e A Arca de Noé, direção de Zé Adão Barbosa (1991). No cinema, atuou em A Matadeira, direção de Jorge Furtado (1994) e Nossa Sra do Caravaggio, direção de Fábio Barreto (2004).

Na televisão, nas minisséries da Rede Globo Incidente em Antares (1994), Comédia da Vida Privada (1997) e  A Casa das Sete Mulheres (2003) e os programas especiais da RBS TV Contos de Inverno, Na Trilha dos Farrapos (2001) e Histórias Curtas (2001 e 2007). É também integrante do Grupo dos Cinco, onde assina a direção do premiado espetáculo O Urso de Anton Tchekhov. Atualmente assina a coluna de teatro na Rádio BandNews FM Porto Alegre - 99,3.

Por Tatiana Feldens (reg. Prof. 13. 654), Assessoria do Vereador Adeli Sell

Nenhum comentário: