terça-feira, 10 de maio de 2011

Teólogo lança livro contando histórias de quem produz alimentos

Olívio Dutra e Adeli Sell com o autor dos livros, Silvio Meincke
Quem vai alimentar o mundo? A resposta é dada por trabalhadores das pequenas propriedades, grandes empresários rurais, indígenas, quilombolas, ambientalistas e acadêmicos no livro homônimo, lançado nesta segunda-feira (9), pelo teólogo brasileiro Silvio Meincke. A obra é um apanhado de depoimentos, que convidam o leitor a compreender o que está acontecendo no mundo hoje, em termos de produção de alimentos. O livro aponta para uma necessidade de produção sustentável e respeito à biodiversidade do planeta, com dados de um cientista alemão do Conselho Agrícola Internacional e experiências cotidianas de 14 brasileiros.
Os vereadores Luciano Marcantônio (E), Adeli Sell e Reginaldo Pujol
e o ex-governador Olívio Dutra prestigiaram o lançamento

O teólogo e professor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Silvio Meincke, reuniu um grupo de amigos no Chalé da Praça XV, em Porto Alegre, para promover a divulgação de um pacote de três livros e um CD, produzidos por ele ao longo dos últimos dois anos.

Com cerca de 350 páginas, o mais extenso dos livros descreve, na forma de uma narrativa subjetiva, a trajetória pessoal e profissional de Silvio Meincke, nascido no município interiorano de Estrela, no Vale do Taquari, e atualmente estabelecido na Alemanha.

Horizontes e Raízes: histórias de sesmarias e picadas resgata passagens da vida de Silvio Meincke associadas a pessoas que o acompanharam ao longo dos anos, desde os tempos de IPT, passando pelo seu ministério na IECLB e chegada à Alemanha.

O segundo livro, intitulado Quem vai alimentar o mundo? Histórias de pessoas que produzem alimentos reúne o depoimento de grandes lavoureiros e pequenos agricultores, indígenas e quilombolas, técnicos e diretores de órgãos públicos.

“A soberania alimentar do planeta é uma questão urgente, tendo em vista que, em meados deste século, seremos nove bilhões de pessoas”, disse Silvio. Ao longo da obra, ele convida o leitor a encontrar alternativas para métodos de produzir alimentos sem destruir a vida no Planeta Terra.

No terceiro livro — Ser feliz e outros temas atuais –, Silvio Meincke dialoga com amigos especialistas nas diversas áreas do conhecimento a fim de decifrar alternativas para a questão: o que é preciso para ser feliz?
O CD que completa o pacote intitula-se Maria Madalena e traz 16 músicas para cantar e celebrar. Algumas são amplamente conhecidas e foram regravadas. Outras são novas. Os textos são de Silvio Meincke e as melodias são do maestro Astor Dalfert, da renomada Orquestra de Teutônia.

O pacote de obras produzidas por Silvio Meincke foi publicado pela editora Oikos e pode ser adquirido pelo email silviolivros@gmail.com, por apenas R$ 16.

Por Rachel Duarte, Sul 21

Nenhum comentário: