terça-feira, 3 de maio de 2011

AGENDA - Quem vai alimentar o mundo? Histórias de pessoas que produzem alimentos

Vereador Adeli Sell convida para lançamento do livro do amigo Silvio Meincke, dia 9 de maio, 19h, no Chalé da Praça XV

A obra, que será lançada no próximo dia 9 de maio, no Chalé da Praça XV, nos instiga a encontrar uma resposta para esta pergunta, pois em meados do corrente século o Planeta Terra terá nove bilhões de habitantes.

Será a pequena agricultora que cultiva sua roça com a família? Ou vai ser o empresário rural que planta vários mil hectares com seus funcionários e suas grandes máquinas?

A pergunta que o teólogo e professor Silvio Meincke usa para dar título ao seu livro exige resposta urgente: Qual o modelo agrícola que os pesquisadores devem desenvolver para alimentar o mundo e que evita destruir a vida no Planeta Terra?

Com certeza, não vai ser o modelo que foi imposto ao Brasil e ao mundo, porque esse modelo não está conseguindo alimentar as atuais seis bilhões de pessoas, mas já está destruindo grande parte da vida com seus acaricidas, fungicidas, inseticidas e herbicidas que, não raro, se tornam também homicidas. A solução está na soberania alimentar sustentável.

Silvio Meincke, natural de Estrela, mas reside atualmente no sul da Alemanha, decidiu dar a palavra a diferentes pessoas que produzem alimentos, no Brasil e na Alemanha. Todas elas conhecem os segredos da terra desde crianças e sabem que o cabo da enxada pode dar bolhas. São agricultores familiares, lavoureiros empresariais, técnicos, funcionários de órgãos públicos e ativistas. Todos falam com paixão do seu trabalho. Suas respostas são diferentes umas das outras.

Acredito que este livro recoloca de forma ousada perguntas e respostas que muitos esperavam para que possamos ter segurança alimentar no futuro. Como bem disse o meu amigo Meincke, quem ler o livro vai sentir o prazer de encontrar sua própria resposta, avisa Adeli Sell.

(Por Tatiana Feldens, Assessoria de Comunicação)

Nenhum comentário: