quinta-feira, 26 de maio de 2011

Falta de iluminação, insegurança e limpeza atrapalham audiência do Margs

Na foto: Gaudêncio Fidelis, Adeli Sell (C) e Edemir Simoneti
Em visita na manhã desta quinta-feira (26/05) à direção do Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Margs), o vereador Adeli Sell (PT) escutou do seu diretor, Gaudêncio Fidelis, críticas quanto à falta de iluminação, segurança e limpeza do Centro Histórico. Segundo ele, os próprios funcionários do Margs fazem a limpeza das imediações, tendo em vista à grande deficiência e descaso dos serviços públicos no coração da Capital.

A reforma da Praça da Alfândega - iniciada em 3 de junho de 2009 e prevista para terminar, conforme uma placa oficial instalada no local, em 6 de abril do ano passado - está atrasada há mais de um ano e segue a passos lentos.  Os próprios comerciantes e frequentadores do Centro Histórico criticam os intermináveis atrasos e mostram-se insatisfeitos com o ritmo de trabalho no canteiro.

Para Adeli, a praça, que está dentro do projeto monumenta para ser revitalizada, está abandonada.“Já contatei os órgãos responsáveis pela limpeza (DMLU), iluminação (SMOV) e segurança, através do 9º Batalhão da Polícia Militar cobrando soluções. Nosso Centro Histórico não pode ficar largado dessa maneira”, protestou o vereador Adeli Sell, ao reforçar a necessidade de agir em conjunto para revitalizar aquilo que é o coração da cidade. "Temos que ter mais carinho com os locais consagrados de Porto Alegre", pediu.

O temor da direção e do proprietário do Bistrô do Margs, Edemir Simoneti, é de que a demora na execução dos serviços atrapalhe ainda mais a visitação e a clientela do Museu e do Bistrô.

Localização
A Praça da Alfândega é uma das mais tradicionais da Capital, situada no centro de Porto Alegre, próxima do lago Guaíba, e sendo cercada por importantes construções, algumas delas históricas, como o Santander Cultural, o MARGS, o Memorial do Rio Grande do Sul, o antigo Cine Guarany, a sede do BANRISUL e o Rua da Praia Shopping, entre outras. Após a reforma, a praça deverá voltar a ter o desenho original concebido em 1924 – com outro traçado, vegetação mais baixa e maior iluminação natural. Ele foi alterado nos anos 70.

Por Tatiana Feldens (reg. prof. 13.654), Gabinete do Vereador Adeli Sell

2 comentários:

Cris Rensi disse...

É VERDADE, TENHO MUITO MEDO DE ESTAR NO CENTRO APÓS ESCURECER.
HOJE MESMO, PRECISAVA TRAZER ALGO PRA COMER EM CASA, DESCI AO SUPER QUE FICA DENTRO DO RUA DA PRAIA SHOPING, CHEIA DE RECEIOS, PORQUÊ DEPOIS QUE PASSA A "HORA DO PICO", OS VÂNDALOS TOMAM CONTA DAQUELE ESPAÇO.POIS, SÓ SE PODE CONTAR COM A LUZ DAS LOJAS. É HORRÍVEL ENTRAR NO SUPER COM O CRONÔMETRO LIGADO, COM MUITO MEDO DESER ATROPELADA NA SAÍDA... PORQUÊ NÃO VI UM POLICIAL SEQUER NO ENTORNO... CRIS RENSI

carmen henke disse...

Fiquei sabendo que o unico museu de brinquedo ,que fica na Casa De Cultura Mario Quintana vai fechar. E Eu que sou contadora de história, conto a História dos Brinquedos, sou eterna apixonada pelos brinquedos e suas histórias , estou de luto. Suplico em nome da arte, da cultura e da história que o mesmo fique onde está. A minha esperança é que o mesmo seja ativado com oficinas e visitações e não desativado. As crianças precisam ser respeitadas .Todos adultos tiveram seu brinquedo preferido,suas emoções, sensibilidades .Suplico aos corações apaixonados, Não acabem com a história , BRINQUEDO É COISA SÉRIA . O brincar é direito de todo cidadão,assim como seu brinquedo. Peço humildemente para conversar com autoridade e viabilizar o mais rápido possivel essa situação. Em nome da Infãncia e dos brinquedos salvem-nos. Carmen Henke