quarta-feira, 4 de maio de 2011

Mariano Beck quer ensinar alunos a plantar e a ser sustentável

Cleci Jurach (C) recebeu o vereador Adeli Sell e a diretora da
Escola, Alba Pereira, ontem à tarde
O vereador Adeli Sell (PT) e a direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Mariano Beck (av. Joaquim Porto Villanova, 135, Jardim Carvalho) procuraram  a secretária municipal de Educação, Cleci Jurach, para propor uma parceria. A Instituição quer criar um projeto de educação ambiental que ensine os alunos a cultivar hortas comunitárias e preservar a natureza.

Segundo a diretora, Alba Pereira Bica, a idéia é angariar apoio, também, da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), através do Centro Agrícola Demonstrativo, que pode oferecer orientação técnica, mudas, sementes e cursos de capacitação aos alunos. Adeli foi além e sugeriu ampliar essa parceria com o DMLU, que poderia oferecer a compostagem, que seria utilizado como adubo para as hortas.

"A instituição pode receber também equipamentos como canos e mangueiras para a implantação do sistema de gotejamento", disse o parlamentar, explicando que essa tecnologia, ao aproveitar a água da chuva, faz uma irrigação econômica. A inovação, já desenvolvida em outras escolas de Porto Alegre, significa economia de água e o despertar de uma consciência mais ecológica nos estudantes.

A secretária garantiu ter interesse em ajudar na criação das hortas comunitárias e disse que irá promover a integração entre as entidades parceiras da Smed e a Escola Mariano Beck.

Por Tatiana Feldens (reg. 13654)
Gabinete do Vereador Adeli Sell

Nenhum comentário: