segunda-feira, 2 de maio de 2011

Os alagamentos de Porto Alegre

Por Adeli Sell

Eles voltaram. E com mais ferocidade. Com maior poder de destruição. Lembram dos tempos em que se podia andar de bote na Avenida Goethe? Isto passou. Mas o IV Distrito continua de mal a pior.

As obras da São Pedro estão paradas ou lentas, a gente nunca sabe precisar ao certo. Mas como tem obras, já é um alívio.

No resto do bairro, o terror que assola moradores e comerciantes nos dias em que aparece a primeira nuvem no céu é de matar.

Há dias atrás acompanhei uma grande comissão da comunidade em reunião no DEP.  Muita conversa, muita promessa. Mas não tivemos, sequer, nem a confirmação de dar uma aliviada, limpando algumas galerias. O que aconteceu logo depois é que o pessoal da São Salvador (que nome sugestivo) ficou debaixo da água mais uma vez. Isto para dar exemplo de uma rua apenas.

Mas não é um problema apenas do IV Distrito, ali é onde a gravidade é grande, amedrontadora.

Mas amedrontadora mesmo é a situação do pessoal da Vila dos Herdeiros, na divisa de Porto Alegre com Viamão. A Barragem da Lomba do Sabão segue tomada de vegetação, com a chuvarada que tem se tornado comum na cidade, vem levando tudo pela frente.

O DEP, depois de várias reuniões, de idas e vindas, fez um pequeno trabalho, mas que está ainda inconcluso, deixando todo mundo sob pânico. Recebo telefonemas semanais pedindo socorro, antes que uma tragédia volte a acontecer.

A situação é dramática em qualquer vila de Porto Alegre, pois o pessoal que vive ao largo do Arroio Feijó, na divisa de Porto Alegre com Alvorada, vive drama semelhante ao que vivem os moradores da Herdeiros.

Passando por outras vilas, como na Grande Cruzeiro, no Beco do Lago (outro nome sugestivo), tudo fica embaixo da água e novas e reiteradas perdas para as famílias que ali vivem já de forma bem precária.

Na Tronco-Postão tem vários acessos que vivem o mesmo temor de seus vizinhos do Beco do Lago, a fúria das águas é tal que já enviamos fotos de ratos mortos por afogamento para o DEP.

Mas você sabe que com qualquer chuva a cidade se alaga, pois as bocas de lobo vivem tapadas de lixo, sacos plásticos rolam por todos os cantos, fazendo com que carros se encham de água e fiquem parados no trânsito já infernal que vive a nossa cidade.

Um programa ousado da prefeitura colocaria este tema como uma de suas prioridades. E o prefeito e seus secretários dariam um basta ao avanço da desordem do lixo nas ruas, dos alagamentos sem fim e outras mazelas da cidade.

* Adeli Sell é vereador e presidente do PT-POA

Nenhum comentário: