terça-feira, 17 de maio de 2011

Famílias da Cruzeiro querem bônus-moradia de R$ 70 mil

 
Michael Santos exibiu documento

O secretário-geral do Instituto de Integração Social, Michael Santos, pediu, na Tribuna Popular da sessão desta quinta-feira (12/5) da Câmara Municipal de Porto Alegre, a aprovação do projeto de lei do vereador Adeli Sell (PT) que institui o bônus-moradia no município. A proposta, segundo ele, beneficiaria as famílias das vilas da Grande Cruzeiro que serão atingidas pelas obras da Copa do Mundo, especialmente pela duplicação da Avenida Moab Caldas (Avenida Tronco). Santos também reivindicou aos vereadores que peçam, ao governo estadual, a instalação de uma escola de Ensino Médio na Cruzeiro e a destinação de parte da área da Fase para reassentamento.

Santos afirmou não entender por que o projeto do bônus-moradia não foi votado, já que cumpriu a tramitação exigida. Segundo ele, a comunidade pede ainda a inclusão de emenda que unifique em R$ 70 mil o valor do bônus a ser pago após o cadastramento socioeconômico das famílias envolvidas. Com esse valor, garantiu, será mais fácil comprar um imóvel na mesma região.

Da área da Fase, atestou Santos, a comunidade reivindica cinco hectares para a construção de apartamentos destinados às famílias que vivem em área de risco ou em condições insalubres. Os prédios, na sua opinião, podem manter todos no mesmo local. Nesse caso, porém, Santos afirmou que a prefeitura não tem muito que fazer, já que o terreno da Fase pertence ao Estado. Ele entregou à presidência da Câmara um documento elaborado por secretarias municipais garantindo a possibilidade de arruamento no local.

O líder comunitário agradeceu o empenho do Legislativo na busca de soluções para as famílias da Cruzeiro. Citou como exemplo o projeto do bônus-moradia e o apoio dos vereadores para que a comunidade da Cruzeiro pudesse participar do grupo de trabalho (GT) sobre as obras da Copa organizado pelo Executivo Municipal.

(Por Claudete Barcellos, Asscom CMPA)

Nenhum comentário: