segunda-feira, 26 de abril de 2010

INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DEVERÃO TER INTÉRPRETES DE LIBRAS

Assembléia Legislativa do Paraná.


http://www.alep.pr.gov.br/noticia/instituicoes-de-ensino-superior-do-estado-deverao-ter-interpretes-de-libras-


31/03/2010 10:07 - INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DEVERÃO TER INTÉRPRETES DE LIBRAS

Os deputados aprovaram nesta terça-feira (30), a redação final do Projeto de Lei n.º 05/10 que inclui a função de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas instituições estaduais de ensino superior (IEES). O projeto que foi proposto pelo Poder Executivo segue agora para sanção do Governo do Estado.

O projeto garantirá o atendimento e o tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva que frequentam as universidades e faculdades públicas do Paraná. Os tradutores atuarão nas salas de aula, interpretando de forma simultânea a língua portuguesa para a língua de sinais.

Esses profissionais intermediarão ainda a comunicação possibilitando o acesso dos estudantes aos conteúdos ministrados pelos professores em reuniões, palestras, leitura de textos, apoio didático, além de conteúdos de palestras, cursos e outros eventos acadêmicos.

De acordo com o Poder Executivo, a proposição não causará impacto orçamentário ou financeiro para o Tesouro do Estado, já que só poderá haver ingresso de servidor em cargos vagos, cuja ocupação depende de autorização governamental, e caso haja disponibilidade orçamentária e financeira.

Antes de ser encaminhado para votação dos deputados, o projeto teve sua constitucionalidade aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e também recebeu parecer favorável da Comissão de Finanças (CF).



Nenhum comentário: