sábado, 3 de abril de 2010

PARQUE TECNOLÓGICO DA UFRGS - PROPOSTA DE MILTON CRUZ

PROPOSTA: que o IFCH encaminhe a proposta abaixo ao Conselho Universitário.

1. Que os grupos de pesquisa do IFCH participem de pesquisas do Parque Científico e Tecnológico integrando-os na pesquisa e disseminação da inovação.

2. Que se permita a incubação de empreendimentos sociais (cooperativas, ongs, oscips) e projetos de planejamento e gestão governamentais (Planos setoriais, Planos Diretores, Planos Estratégicos), geradores de inovação social.


Justificativa

Potenciais do IFCH

1. É a terceira Unidade em número de grupos de pesquisa na UFRGS, atrás apenas da Medicina e da Engenharia. (A tabela abaixo consta do Projeto atual do Parque Tecnológico)

2. O IFCH criou um novo CURSO DE POLÍTICAS PÚBLICAS que inova na formação de profissionais com habilidades para intervir no planejamento e gestão estatal, no mercado e em projetos sociais.

3. A Missão proposta para o Parque Científico e Tecnológico da UFRGS (proposta atual) considera como dimensões inovadoras do espaço social apenas a Universidade, as empresas e os mercados. “A missão de um Parque Tecnológico, como aqui conceituado, é a de exercer o papel de catalisador para o desenvolvimento regional como a instituição âncora para estímulo à geração de novos empreendimentos de base tecnológica, atrair empresas de alta tecnologia e uso intensivo de inovação, transferindo tecnologia de P&D da Universidade para a sociedade através do setor produtivo e administrar o fluxo de conhecimento e tecnologia entre a Universidade, empresas e mercados.”

4. Desenvolvimento Regional

É necessário considerar que o desenvolvimento regional depende, além de empreendedores privados geradores de inovação, também da ação de governos (locais, regionais e nacional) capazes de implementar boas práticas de gestão, e de instituições sociais caracterizadas pelo seu alto capital social. A interação geradora de uma sinergia que estimule a inovação entre empreendedores privados, na gestão governamental e entre instituições sociais é que garante um desenvolvimento sustentável (Sociologia Econômica, Peter Evans, qualidade das instituições de governança como elemento-chave para fomentar o desenvolvimento). Este conceito de desenvolvimento regional busca, em primeiro lugar, superar as experiências de enclaves que não são capazes de disseminar a inovação no território onde se instalam. Em segundo lugar expandir o conceito de inovação para os campos do conhecimento da pesquisa em gestão e planejamento (público e privado) e projetos sociais.

A missão proposta para o parque não se ajusta ao diagnóstico que aponta os principais entraves para o desenvolvimento da economia do estado do Rio Grande do Sul. (Agenda 2020 – burocracia, dificuldade de acesso)

Nenhum comentário: