terça-feira, 16 de julho de 2013

Motta defende voto em lista fechada: “é mais democrático”


O Secretário do Planejamento Gestão e Participação Cidadã, João Motta, foi o palestrante da primeira edição dos almoços temáticos que irão tratar exclusivamente sobre Reforma Política. A atividade está sendo organizada semanalmente pelo presidente do Diretório Metropolitano Adeli Sell com o objetivo de se somar aos esforços do PT nacional, que tem trabalhado por uma reforma que incida sobre os principais problemas do sistema político, melhorando os instrumentos da representação política, consolidando o processo democrático e auxiliando para que a população alcance níveis mais elevados de maturidade política.

Na oportunidade, Motta discursou sobre o voto lista. “O fortalecimento dos partidos políticos é um fator chave para o PT. Há uma crise de representação e nós precisamos reforçar o papel das instituições e dos partidos políticos”, analisou. Assim como o governador Tarso Genro, Motta defendeu o voto em lista fechada como a melhor forma de estabelecer uma identidade partidária e programática. “Numa democracia precisamos ter partidos fortes. Conseguimos isto abrindo um link de discussão com a sociedade. E faremos isto com relação aos nomes propostos”, disse ele, ao justificar que a lista aberta pode favorecer candidatos que queiram se aproveitar dos partidos políticos.

O secretário também falou das ações do Governo do Estado para estimular o debate sobre o tema. O Gabinete Digital, por meio da página http://gabinetedigital.rs.gov.br/#govpergunta, está realizando uma pesquisa de opinião sobre a reforma política. São seis questões que envolvem temas como financiamento de campanha, alianças partidárias, voto em lista, trocas de partidos por políticos eleitos, entre outros. A página já recebeu mais de 350 mil acessos de todo o Brasil. “Somos o único Estado do País a realizar uma consulta pública. Da mesma forma, nenhum outro partido fez isso. Queremos manter viva esta ideia da reforma política para 2014”.

Conforme o secretário, a consulta permanecerá aberta até o dia 17 de julho. “A população pode deixar suas posições sobre o assunto no Gabinete Digital, no site http://gabinetedigital.rs.gov.br/#govpergunta. Nossa expectativa é receber cerca de 100 mil participações”, finalizou.

Oposição
Entre os membros da Executiva Municipal as posições são controversas. Reginete Bispo discorda do voto em lista fechada. Ela acredita que desta forma será difícil garantir a participação das mulheres, negros e juventude no processo eleitoral. Já o jornalista Adroaldo Bauer Corrêa acredita que o perfil da lista estará configurada nas proposições do próprio partido, que hoje defende a paridade de gêneros em todas as instâncias, bem como a participação de jovens, mulheres e negros. “Está no nosso estatuto. Nossa lista não poderá ser diferente do que já fazemos internamente no partido”, justificou.

Por Tatiana Feldens, Asscom PT-POA

Nenhum comentário: