quarta-feira, 10 de julho de 2013

Almoço Temático debate Reforma Política e Voto em Lista

Adicionar legenda
Com o objetivo de debater a Reforma Política no país, o presidente municipal do PT Adeli Sell convida todos e todas para mais uma edição dos almoços temáticos. A atividade vai acontecer nesta sexta-feira, dia 12 de julho, na sede metropolitana, e contará com a presença do secretário estadual de Planejamento João Mota, que irá palestrar sobre o voto lista.

“Precisamos politizar este debate, dando-lhe solidez político-ideológica e ampliando o espaço público da discussão nas instâncias partidárias e sociedade como um todo. Só assim alguma reforma poderá, efetivamente, acontecer no País”, avaliou Adeli, ao informar que o partido está trabalhando nacionalmente por uma reforma que incida sobre os principais problemas do sistema político, melhorando os instrumentos da representação política, consolidando o processo democrático e auxiliando para que a população alcance níveis mais elevados de maturidade política.

Os comentários serão feitos pela membro da Executiva Municipal Reginete Bispo e pelo jornalista Adroaldo Corrêa. As adesões podem ser feitas pelo telefone 3211 4888.

Conforme o relator da Comissão Especial da Reforma Política na Câmara dos Deputados Henrique Fontana, a reforma do atual sistema político se enquadra no rol das lutas democráticas do PT. O financiamento público, peça fundamental da reforma, realiza a ideia da igualdade de oportunidades para que todos tenham a oportunidade de se apresentarem como projeto político. O voto em lista, mesmo com as mediações necessárias com a atual maioria política no parlamento, é a realização da ideia de que os partidos são os instrumentos institucionais que precisamos reforçar para a produção da mediação entre a vontade das várias partes da sociedade com a universalidade do Estado. E a consolidação do sistema proporcional é a realização do espaço plural que está na origem da ideia democrática.

Para Fontana, a reforma política é, provavelmente, a mais importante das reformas modernizadoras da sociedade brasileira e se constitui em uma das principais bandeiras do PT, porque com a proposta que estamos sustentando, consolidaremos um tipo de sistema político capaz de ampliar a consciência política da população e agregá-la aos processos decisórios.

Asscom PT-POA

Nenhum comentário: