Adeli Sell ao lado do prefeito de Lajeado Luiz Fernando Schmidt e seus secretários |
Com o objetivo de alavancar o setor de moda na região do Vale do Taquari e tornar Lajeado um polo regional do setor, a administração municipal, em parceria com o governo do Estado, realizou ontem à noite, no salão de eventos da prefeitura, um fórum para abordar os desafios, dificuldades e potencialidades do setor de confecção. Representantes do Senac, Senai, Sebrae, Univates, Acil, CIC-VT, Governos do Estado e Município e empresários do ramo de confecção estiveram presentes no encontro, que contou com as palestras da especialista em moda e consultora de imagem, Milene Bordini, do assistente superior da Secretaria de Estado do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Adeli Sell e do coordenador da Central de Projetos e Captação de Recursos de Lajeado, Alexandre Comel.
Milene Bordini é consultora de moda |
Publicitária, psicóloga e jornalista, Milene Bordini trouxe exemplos de empresários gaúchos que estão fazendo sucesso com suas invenções, como Greice Antes e Cristiano Bronzatto. Em seguida, o assistente superior do governo do Estado Adeli Sell falou sobre a economia da moda, conceito de polo e a articulação de atividades complementares. “Sabemos das dificuldades frente à concorrência chinesa e inclusive do Estado de Santa Catarina, mas acreditamos no potencial dos empresários locais e queremos ajudá-los a recuperar a competitividade para atender, de forma inicial, o mercado do Estado do Rio Grande do Sul”.
Adeli também sugeriu a criação de uma escola de confecção em Lajeado. “Já perdemos a indústria da tecelagem e não queremos deixar que isso aconteça com a de confecção”. Para tal, a intenção é oportunizar aos empresários da região linhas de crédito disponíveis pelo Badesul e BRDE. Os nichos de mercado também foram destacados pelo governista. Segundo ele, para ousar e fazer diferente é preciso pensar além da moda casual ou fitness, sem desconsiderar o público que existe além dos tamanhos P, M e G. “Quem pensa hoje, por exemplo, em fazer moda para a terceira idade? Já somos quase ¼ da população acima dos 60 aqui no Estado. Garanto que temos aqui um nicho importante a ser explorado”, opinou.
Já o coordenador da Central de Projetos e Captação de Recursos de Lajeado, Alexandre Comel, fez uma abordagem sobre o panorama geral do setor de confecção, com destaque para aspectos estruturantes. “A falta de mão de obra e organização administrativa, além de maquinário defasado geram falta de competitividade para o setor”, afirmou Comel. Segundo ele, o objetivo é fomentar o associativismo dos pequenos empresários do setor, lembrando que para isso também é essencial a parceria dos governos municipal, estadual e federal. “Se continuarmos fazendo o mesmo, teremos sempre o mesmo resultado”, advertiu.
Ao final do encontro foi criada uma comissão representativa do poder público, empresários, entidades de classe e instituições de ensino para dar andamento aos trabalhos com o objetivo de fortalecer o ramo de confecção em todo Vale do Taquari e fazer de Lajeado um polo regional neste segmento econômico.
2 comentários:
Adeli, foi uma honra muito grande para mim poder ter recebido vocês aqui para discutir um assunto de grande importância para a nossa região e ainda não devidamente explorado.
O evento de ontem representou sim, o Marco Zero, ou o ponto de partida de um novo caminho a ser trilhado pela região como um todo em busca do desenvolvimento tão necessário para a melhoria das pessoas que aqui vivem.
Novamente muito obrigado pela disponibilidade e por ter firmado essa parceria conosco.
Alexandre Comel
Coordenador da Central de Projetos e Captação de Recursos da PM de Lajeado.
Agradeço o convite para participar do encontro e me coloco à disposição. Como disse, um novo mercado é possível, basta querermos!
Abraços!
Milene Bordini
Postar um comentário