terça-feira, 13 de março de 2012

TV Record RS deverá indenizar Adeli Sell em R$ 40 mil


A sentença - proferida pelo juiz Luiz Augusto Guimarães de Souza, da 3ª Vara Cível de Porto Alegre – foi divulgada nesta segunda-feira (11/03) e determina que a Televisão Guaíba Ltda. - que é a razão social da TV Record RS - pague uma reparação moral de R$ 40 mil ao vereador Adeli Sell (PT-RS).

"Fui vítima de chacota por ter apresentado projeto de lei que determina o uso de bolsas coletoras em cavalos no Município", disse Adeli ao lembrar que na oportunidade o cinegrafista do programa o filmou sacando dinheiro do caixa eletrônico, inclusive focando sua senha bancária. "Sacomory ridicularizou inclusive a Brigada Militar. Não será uma emissora de televisão ou um suposto jornalista que destruirá a minha história", comemorou Adeli, após o resultado da ação.

Entenda o caso
Em 2009, Adeli foi alvo da ira do programa "Balanço Geral" e dos apresentadores Alexandre Mota e Antonio Sacomory por ter se recusado a participar de campanha promovida pela TV e pela Empresa de Correios e Telégrafos para o Natal; e, depois, por se negar a dar entrevistas à demandada.

A emissora chegou ao absurdo em divulgar imagens feitas por montagem, do vereador em calçolas e urinol, mantida no ar por mais de cinco minutos em horário de elevada audiência.
Numa das falas, um dos apresentadores disse que "o nobre vereador deve ter tido uma educação na Inglaterra, na Grã-Bretanha, em Oxford, em algum estábulo, porque o verdadeiro cavalo eu já não sei quem é". Após uma pausa, o apresentador pergunta: "Quem seria o cavalo nessa história?”

A petição inicial afirma que "a humilhação experimentada dispensa qualquer demonstração, bastando o mínimo juízo racional para que se imagine o abalo de uma pessoa que prima por sua imagem, ser chamada ao vivo, de cavalo, em horário de pico de audiência, com aproximados 470 mil telespectadores, dentre eles uma grande proporção de eleitores".

O juiz também avaliou que "essas reportagens, exibidas dia a dia, foram massacrando a paciência do requerente, que, inobstante, homem público, porquanto detentor de mandato, não tinha por que não se aborrecer ante o excesso de informações e notícias que passaram a desrespeitá-lo e a ultrajá-lo".


Por Tatiana Feldens (reg. Prof. 13654), com informações do Espaço Vital
Gab. Ver. Adeli Sell

2 comentários:

Anônimo disse...

Meus parabéns, foi merecido.

Osvaldo Avila disse...

Parabéns vereador Adeli.
Essa causa não poderia ter resultado diferente. Lembro que uma vez assisti o programa Balanço Geral, da Record, e recordo das baixarias do apresentador Motta em relação a sua pessoa.
Alguém que luta para defender os interesses da coletividade de Porto Alegre não merece receber aquele tratamento grosseiro por parte do apresentador Motta.