segunda-feira, 12 de março de 2012

Esqueleto: a “ferida” do centro continua sem solução!

Lá está ele, há 60 anos. Intacto. Subabitado.
Inerte. Perene. Até quando?
Foto: Gilberto Simon, em 12/03/2012
Não temos mais dúvida: o esqueleto da Praça XV será grande atração da cidade para os turistas que virão para a Copa 2014. Atração não por beleza, mas por simbolizar a inércia na solução dos problemas urbanísticos em Porto Alegre.

Há um projeto que tem a finalidade de reconstruí-lo. Mas até agora nada de concreto aconteceu. Só ideias e mais ideias. Enquanto isso, a cidade permanece com sua ferida. Será que todos já repararam neste prédio inacabado que está ali há 60 anos ? Ou será que as pessoas que por ali passam nem se dão conta?
O Arquiteto Marcelo Gotuzzo nos trouxe um belo projeto há um certo tempo, mas hoje não se fala mais nele. Será que nenhum investidor se interessou ? Será que outros projetos nasceram e o deixaram de lado?
O centro histórico se moderniza com o retrofit de diversos prédios.
Mas o "esqueleto" continua decidido na sua marcha de 6 décadas,
inacabado. Foto: Gilberto Simon - em 12/03/2012
Estamos lançando novamente o debate sobre este grande “entulho” depositado bem no coração da cidade. Justamente agora que a cidade se aproxima da Copa 2014, e o seu centro vem tomando outros ares, vem se renovando, vem se revitalizando.
Esperamos que o bom senso ainda tenha um tempo para se preocupar com o “esqueleto”. Caso contrário, teremos esta suigeneris atração para os visitantes.

Um comentário:

Daniel disse...

Realmente a cidade fica mais feia com esse tipo de construção inacabada e a situação piora com a possibilidade - através dos anos - do desmoronamento da edificação. Mas já á um alento para a população saber que vocês está de olho e, juntamento com os demais representantes do legislativo municipal, acharem uma solução. Abraço!