segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A importância do Ciclismo Veicular


Saiba por que é importante o ciclismo veicular e o que pode ser feito para melhorar seu desempenho e regrar-se ao pedalar pela cidade.
Retirado do blog VadeBici
Toda pessoa que pedala – por esporte, lazer, ou transporte, não importa – deve adquirir ao menos as noções básicas de Ciclismo Veicular. Espera-se (e exige-se) de todo motorista conhecimento básico das normas de circulação e conduta, legislação, direção defensiva, primeiros socorros, etc. Apenas saber dirigir, debrear, estacionar, etc, não basta para obter a carteira de habilitação. Para conduzir bicicleta, nenhuma habilitação é exigida, felizmente. Mas isso acaba reforçando a noção equivocada de que a bicicleta é um brinquedo, ou um equipamento esportivo, apenas, e que cada um pode conduzir bicicleta do jeito que lhe der na telha.
As conseqüências são:
  • uma grande quantidade de acidentes evitáveis,
  • uma grande quantidade de pessoas que gostaria de pedalar mas não o faz por medo excessivo (infundado), e
  • uma grande dificuldade de aceitação da bicicleta como veículo, por parte da maioria não-pedalante da sociedade.
Quando nós ciclistas aprimoramos nossa condução, e ajudamos outras pessoas a fazer isso também, produzimos dois grandes benefícios:
  1. aumentamos muito, e de forma imediata, nossa segurança individual, ao reduzir drasticamente as oportunidades do infortúnio ocorrer, e estabelecer uma relação de cooperação com os outros atores do trânsito;
  2. em médio/longo prazo, melhoramos a imagem da bicicleta/do ciclista aos olhos dos não-ciclistas (que são a maioria, e continuarão a sê-lo, queiramos ou não, por muito tempo), o que leva a uma progressiva aceitação mais ampla da bicicleta como veículo, a um maior respeito de parte dos motoristas, e possivelmente a uma maior difusão da bicicleta.

Nenhum comentário: