segunda-feira, 12 de setembro de 2011

PT divulga carta resposta ao PCdoB e PSB

A Comissão Executiva do PT de Porto Alegre aprovou nesta segunda-feira (12/09) carta em resposta ao documento encaminhado ao partido pelo PCdoB e PSB. No documento, a sigla reitera que terá o protagonismo necessário de um partido com o tamanho e com a história do PT nas eleições 2012 e informa que, por seu acúmulo programático, experiência e capacidade de gestão pública, também se propõe a apresentar nome para constituir uma ampla aliança democrática e popular para 2012. Neste sentido, o PT dará continuidade ao diálogo com todos os partidos que dão sustentação ao Governo Tarso Genro.

Veja documento na íntegra

Companheiros(as) das Direções Municipais do PCdoB e PSB e seus militantes

A Comissão Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores, respeitosamente, dirige-se às Direções e aos militantes do PCdoB e PSB, em resposta a carta enviada ao PT sobre as eleições 2012.

Com a participação da população e da Frente Popular, o PT de Porto Alegre teve a honra de ajudar a escrever algumas páginas da trajetória política de nossa querida capital. O PT acumulou, nos 16 anos em que esteve à frente do Paço Municipal, ricas e variadas experiências de gestão e planejamento participativo.


Num processo de co-gestão da cidade através do Orçamento Participativo, conselhos, movimentos sociais e quatro congressos da cidade foram construídos resultados importantes na melhoria da qualidade de vida e cidadania. O nascimento do Fórum Social Mundial, em Porto alegre, é um exemplo emblemático da importância da nossa gestão na cidade para o mundo.

Agora estamos trabalhando para implementar e desenvolver nosso programa democrático e popular através de nossos governos Dilma e Tarso, com a vossa participação efetiva, além de acompanhar e construir as pautas dos movimentos sociais e organizações da sociedade civil na busca de uma vida digna e plena de direitos. Entretanto, o debate eleitoral de 2012 tem sido antecipado. Vários partidos, com todo o direito que lhes cabe, já lançaram candidatos antes mesmo do debate de programa de governo e de uma política de aliança do campo popular. Na imprensa e em geral surgem especulações de todo o tipo sobre a posição do PT. Por isso, queremos reiterar que teremos o protagonismo necessário de um partido com o tamanho e com a história do PT nas eleições 2012.

O PT, por seu acúmulo programático, experiência e capacidade de gestão pública, por sua trajetória inovadora e exitosa na administração municipal, pela sua representação política e social em Porto Alegre, propõe-se a apresentar também  nome para constituir uma ampla aliança democrática e popular para construir a vitória nas eleições 2012 e voltar ao Paço Municipal. Neste sentido, o PT dará continuidade ao diálogo com todos os partidos que dão sustentação ao Governo Tarso Genro.

Queremos reiterar aos camaradas do PCdoB e PSB, que respeitamos todas as candidaturas do campo popular e através de um processo de debate programático e de diálogo, buscaremos a unidade do campo popular tanto no 1º turno como no 2º turno das eleições 2012.

Por último, afirmamos nossa diretriz central, que é tornar Porto Alegre uma cidade com desenvolvimento econômico e social ambientalmente sustentável e de democracia participativa e popular. Conceitos esses, que estiveram expressos e foram vitoriosos em lutas recentes ocorridas na cidade, que combinaram a luta por direito à moradia digna com a preservação da natureza.

Porto alegre, 12 de setembro de 2011

COMISSÃO EXECUTIVA DO PT DE PORTO ALEGRE

Nenhum comentário: