quinta-feira, 22 de setembro de 2011

22 de setembro: Dia da Juventude

Vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério
O jovem no Brasil nunca é levado a sério(...)
Sempre quis falar, nunca tive chance Tudo que eu queria estava fora do meu alcance(...)

(Charles Brown Junior – “Não é sério” )

Este trecho da música do grupo Charles Brown Junior traduz e denuncia o paradoxo vivenciado pelos jovens no Brasil. Nunca as características e valores ligados à juventude, como a energia e a estética corporal ou mesmo a busca do novo, foram tão louvados, num processo que poderíamos chamar de “juvenilização” da sociedade.

Mas, ao mesmo tempo, a juventude brasileira ainda não é encarada como sujeito de direitos, não sendo foco de políticas públicas que garantam o acesso a bens materiais e culturais, além de espaços e tempos onde possam vivenciar plenamente esta fase tão importante da vida.

Além disso, como diz a música, o jovem não é levado a sério, exprimindo a tendência, muito comum nas escolas e programas educativos, de não considerar o jovem como interlocutor válido, capaz de emitir opiniões e interferir nas propostas que lhes dizem respeito, desestimulando a sua participação e o seu protagonismo.

Por isso, a direção municipal do Partido dos Trabalhadores quer saudar todos os(as) jovens da Capital, em especial aos militantes da democracia e do bem-estar social, seus(suas) militantes pelo Dia da Juventude.

Forte abraços a todos os jovens aguerridos na nossa cidade.

Adeli Sell
Presidente PT-POA

*trecho do texto extraído do site http://www.portalsaofrancisco.com.br/

Nenhum comentário: