quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Bons ventos para a cultura gaúcha

O mês de agosto trouxe bons ventos para a cultura de nosso Estado. Dia 22 foi assinado um termo de compromisso entre o Governo Federal e o Estado que sela a implantação do programa Mais Cultura RS. O projeto, a ser desenvolvido nos próximos 4 anos, inclui importantes ações como a formação de agentes culturais, a criação de uma rede de pontos de cultura e a modernização de bibliotecas públicas estaduais. Para tanto, o Governo Federal irá investir mais de 20 milhões.

Já na quinta-feira, 23 a Secretária de cidadania do MINC Marta Porto fez o lançamento, no espaço cultural do Grupo Afro Odomodê, do Edital “Juventudes: diálogos interculturais em rede”; da 4ª edição do prêmio Cultura Viva, ação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária e também do Residências Criativas, projeto que conta com a parceria do People’s Palace Projects do Reino Unido.

Na recepção do evento organizada pela coordenação da casa, na figura da Senhora Iara Deodoro, fomos brindados com uma bela apresentação do grupo Cultural Odomodê e da Orquestra Heitor Villa Lobos, composta por alunos da EMEF Heitor Villa Lobos sob a regência da professora Cecília Rheingantz Silveira.

Fechando a semana, tivemos um almoço temático da setorial de cultura, organizado pelo PT municipal, onde o Secretário Jéferson Assunção reforçou as diretrizes políticas para a cultura de nosso Estado, frisando que o RS acabará com a prática da cultura para eventos, passando a ter uma política de ações culturais com o foco na circulação dos bens de cultura. Observando que esta política está em sintonia com as ações do governo federal e pautado no tripé da cidadania, estética e economia.

Ainda em sua fala explanou sobre a importância de se ter um conceito em cultura, dizendo que quando não há conceito não existe fundamentação e argumentos para o fomento das que se fazem necessárias, para isso é necessário qualificar a infra-estrura da Secretaria fortalecendo também o debate com o governo Federal, Estado ,  Municípios e comunidade.

Veja mais detalhes dos programas
Edital “Juventudes: diálogos interculturais em rede”: Será oficialmente lançado em setembro, consiste em um concurso público, por meio do qual o governo pretende valorizar as ações culturais protagonizadas e desenvolvidas por jovens em todo país. A iniciativa busca reconhecer e promover a diversidade da juventude com critérios de seleção que priorizam jovens afrobrasileiros, indígenas, jovens do campo e aqueles que integram os povos e comunidades tradicionais.

4ª Edição Nacional do “Prêmio Cultura Viva”:  Terá como tema “Cultura e Juventudes” e será desenvolvido pela Secretaria de Cidadania Cultural (SCC-MinC) com a parceria do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Com investimentos de R$ 3,1 milhões, a edição vai premiar ações culturais desenvolvidas pelo público jovem. Os projetos passam por um processo seletivo, composto por quatro etapas de avaliação: análise preliminar, pré-seleção regional, visitas técnicas e seleção final em nível regional. Outras informações sobre o Prêmio estão disponíveis no endereço http://www.premioculturaviva.org.br/

Residências Criativas” de intercâmbio internacional : consistem em residências e intercâmbios, parcerias firmadas entre empresas de artes, visitas de estudos, cujas atividades envolvam iniciativas dirigidas, especialmente, a jovens em situação de risco.  A iniciativa é realizada em parceria com o People´s Palace Projects, do Reino Unido, entidade com a qual o Programa Cultura Viva mantém intercâmbio desde 2010. Para saber mais sobre o projeto acesse aqui.

Por Anna Luiza Duarte, Professora e Socióloga
Gabinete Adeli Sell

Nenhum comentário: