terça-feira, 2 de agosto de 2011

Olívio prega aos novos filiados que sejam sujeitos e não objetos da política

O Partido dos Trabalhadores de Porto Alegre realizou ontem à noite mais uma Plenária de Filiação e Formação Política. Na presença do ex-governador e presidente de honra do PT Olívio Dutra, e da Executiva Municipal, cerca de 70 pessoas compareceram à sede metropolitana para participar da atividade. A grande maioria novata no partido. Outros tantos vindos do interior e transferindo sua filiação para a Capital dos gaúchos. Mas juntos, manifestavam o mesmo desejo: ajudar o PT a reconquistar o seu protagonismo na cidade. 

“Sempre mantive contato de forma não oficializada. Decidi me filiar por que o momento é agora. O PT está numa encruzilhada: ou se mantém fiel às suas origens e programas ou se perde, por conta do poder que tem hoje. É hora da gente se colocar a serviço do partido. Quero ajudar nesta construção socialista e garantir espaços já conquistados”, resumiu Ana Carolina Martins da Silva, professora da UERGS.

O ex-vereador e delegado de polícia Cyro Martini, que havia se afastado do PT por alguns anos, contou que estava retornando devido a sua identificação partidária. “Tenho algumas figuras que prezo muito aqui no partido, com as quais mantenho um carinho todo especial. É por eles que retorno”, disse ele.

Vindo de Bagé, onde construiu toda a sua história partidária, Isabelino Garcia dos Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada no Estado do Rio Grande do Sul - SITICEPOT / RS, efetivou ontem a transferência da sua filiação. Ele sintetizou sua admiração pelo partido ao afirmar que o PT segue sendo “um forte elo existente entre a sociedade e o trabalhador com a política dos nossos governantes”.

Rumo a 2012
O ato marcou o início de um novo ciclo de mobilizações internas do PT, visando, segundo informou o presidente municipal, Adeli Sell, as eleições de 2012. "Queremos além de filiar, debater com os novos militantes e simpatizantes para criar uma estrutura de campanha vigorosa", disse o dirigente, acrescentando que cada novo filiado irá encontrar na legenda um partido com forte atuação, onde terão espaço para opinar e participar. “Juntos vamos enfrentar dilemas, mas vamos também levar a diante os grandes ideais do PT: solidariedade, respeito ao próximo e defesa de uma vida digna para todos”.

De forma emocionante, Olívio falou por cerca de 15 minutos e arrancou suspiros de alguns presentes. Nos dizeres do presidente de honra, “o PT tem um papel de instigar que cada um de nós seja sujeito e não objeto da política”, palavra esta definida por ele como sendo a construção do bem comum com o protagonismo das pessoas.

Olívio também deixou um recado a todos os presentes: o de que não podemos jamais perder a capacidade de indignação contra as injustiças sociais e a corrupção.

Na oportunidade, o secretário de Organização do PT Ubiratan de Souza apresentou o Manifesto, Programa e Estatuto do PT. Os secretários Geral e de Formação Política, José Reis e José Conceição, respectivamente, também estiveram presentes.

Por Tatiana Feldens, Asscom PT-POA

Nenhum comentário: