quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Prefeito assume compromisso com GT de Frente Parlamentar para estudo de Centro de Referência

O prefeito da capital José Fortunati assumiu compromisso para coordenar um Grupo de Trabalho estabelecido pela prefeitura que estuda a criação de um Centro de Referência às Vítimas de Violência (CRVV), em Porto Alegre. O compromisso do prefeito foi assumido em reunião com integrantes do Grupo de Trabalho da Frente Parlamentar de Homens pelo fim da Violência Contra as Mulheres, coordenada pelo deputado Edegar Pretto (PT), na manhã desta terça-feira (16), no paço municipal.

Durante a reunião foram apresentados ao prefeito dados alarmantes sobre a situação da violência contra as mulheres no município. No primeiro semestre de 2011, mais de 2 mil mulheres vitimas de violência procuraram a Delegacia da Mulher da capital. Para Edegar Pretto, o compromisso que Fortunati assumiu atende proposta da Frente Parlamentar para fortalecer as redes de proteção à mulher em situação de violência. “Além de sensibilizar, a Frente Parlamentar desenvolve ações práticas para reforçar o combate à violência contra as mulheres. No estado, 18 municípios já têm Centros de Referência. Queremos que Porto Alegre seja o 19º a ter o Centro”, afirma.

O Grupo de Trabalho da Frente Parlamentar é composto por representantes de instituições, entidades e sociedade civil que atuam de forma combativa para prevenir e enfrentar todas as formas de violência contra as mulheres. "Contra a cultura machista são necessárias políticas públicas que modifiquem a discriminação e a incompreensão. Porto Alegre tem sido referência em questões de direitos humanos, mas precisamos criar estruturas que atendam o mais rápido possível as mulheres vítimas de violência”, conclui Pretto.

Por Leandro Molina, AL-RS

Nenhum comentário: